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V. F. Rio Grande do Sul (1928-c.1965) |
GAUER
Município
de Erechim, RS |
Linha Marcelino
Ramos-Santa Maria - km 83,072 (1960) |
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RS-2199 |
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Inauguração: 07.05.1928 |
Uso atual: n/d
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada
em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e
Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Gauer foi aberta em 1928 (em 7 de
maio ou 7 de julho, despendendo da fonte). Segundo Gladis Wolff,
o chamado Desvio Gauer era um ramal ferroviário partindo
no trecho entre Erechim e Capo-Erê, destinado
ao carregamento de madeira da empresa Gauer, de Valentim
Gauer. Passou a estação em 1933. Ela aparece nas
listas de estações do Guia Levi até 1965, mas
já não mais em 1970, o que leva a crer que foi desativada
em meados dos anos 1960. Sua desativação deve ter se
dado em função da diminuição das atividades
madeireiras na região. (Fontes: Guias Levi, 1932-1980; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Trilhos de Ferro,
Trilhas de Barro, Gladis Helena Wolff, 2005; VFRGS, suas estações
e paradas, Ariosto Borges Fortes, 1962) |
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Atualização:
22.08.2006
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