A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pinheiro Marcado
Maquinista Severo
Dois Irmãos
...
Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cie. des Chemins de Fer Sud-Ouest Brésilien (1897-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
MAQUINISTA SEVERO (antiga PINHEIRINHO)
Município de Carazinho, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 282,627 (1960)   RS-4273
Altitude: 464 m   Inauguração: 31.05.1897
Uso atual: em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi ideealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pinheirinho foi inaugurada em 1897. O homenageado, Olmiro Severo, era um maquinista da VFRGS que faleceu devido ao tombamento de uma locomotiva a vapor no então km 249 da linha Santa Maria-Marcelino Ramos. O nome Maquinista Severo foi dado à estação após sua morte. Quanto à

ACIMA: Ponte próxima à parada (Foto Vitor Hugo Langaro em janeiro de 2016).
estação, que em 1960, conforme o Guia Geral, era apenas "aberta ao tráfego próprio exclusivamente para - serviço de passageiros e para receber despachos de mercadorias e de animais, em lotação completa, e com frete pago na procedência", ela foi demolida. Próximo a ela existe hoje uma pequena usina hidrelétrica.
(Fontes: Victor Hugo Langaro; Prefeitura Municipal de Carazinho, 2009; Guias Levi, 1932-1980; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; VFRGS, suas estações e paradas, Ariosto Borges Fortes, 1962; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A antiga parada de Maquinista Severo em janeiro de 2016. Foto Vitor Hugo Langaro

A antiga parada de Maquinista Severo em janeiro de 2016. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 10.01.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.