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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VILA
ETELVINA
Município de Itaara, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 501,841 (1960) |
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RS-3666 |
Altitude: 458,01 m |
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Inauguração: 15.10.1910 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910? |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
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A ESTAÇÃO: Em 15
de outubro de 1910 foi inaugurada a pequena estação da Villa Etelvina,
na ferrovia que parte de Santa Maria para a serra. Era uma
parada ferroviária, onde os trens paravam mediante sinalização.
Antonio Alves Ramos construíra vários trechos ferroviários, inclusive
o de Santa Maria a Passo Fundo, entre 1893 e 1898. Ele
comprou terras junto à ferrovia, a cerca de 15 km de Santa Maria,
no Pinhal, hoje Itaara, e lá construiu, em 1903, uma
confortável habitação. Deu à propriedade o nome de Villa Etelvina
em homenagem à sua esposa, Etelvina Brenner Ramos, com quem
casara em 1882. A estação foi demolida após sua
desativação (todas as informações desta
página, inclusive a data de inauguração da estação,
foram escritas por José Antonio Brenner e aqui transcritas).
ACIMA: A foto de Bortolo Achutti, tirada
por volta de 1924, é a única conhecida da estação "Villa Etelvina".
Mostra um grupo à espera do trem. Identificados: Padre Caetano Pagliuca,
ao centro, em pé; ao seu lado, o adolescente Salvador Isaia; à direita
do militar, Savério Grimaldi; e Maria Luíza Brenner, sentada, de chapéu
preto (Autor desconhecido: acervo José Antonio Brenner).
(Fontes: Claiton Naisse; José Antonio Brenner;
Daniel Gentili; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guias Levi, 1932-80) |
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Aqui ficava a estação. Foto Claiton Naisse em
2010
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Atualização:
19.01.2018
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