A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pinhal
Vila Etelvina
Fernando Pereira
...
Mapa da linha - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1910-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
VILA ETELVINA
Município de Itaara, RS
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria - km 501,841 (1960)   RS-3666
Altitude: 458,01 m   Inauguração: 15.10.1910
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1910?
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.
 
A ESTAÇÃO: Em 15 de outubro de 1910 foi inaugurada a pequena estação da Villa Etelvina, na ferrovia que parte de Santa Maria para a serra. Era uma parada ferroviária, onde os trens paravam mediante sinalização.

Antonio Alves Ramos
construíra vários trechos ferroviários, inclusive o de Santa Maria a Passo Fundo, entre 1893 e 1898. Ele comprou terras junto à ferrovia, a cerca de 15 km de Santa Maria, no Pinhal, hoje Itaara, e lá construiu, em 1903, uma confortável habitação. Deu à propriedade o nome de Villa Etelvina em homenagem à sua esposa, Etelvina Brenner Ramos, com quem casara em 1882. A estação foi demolida após sua desativação (todas as informações desta página, inclusive a data de inauguração da estação, foram escritas por José Antonio Brenner e aqui transcritas).


ACIMA: A foto de Bortolo Achutti, tirada por volta de 1924, é a única conhecida da estação "Villa Etelvina". Mostra um grupo à espera do trem. Identificados: Padre Caetano Pagliuca, ao centro, em pé; ao seu lado, o adolescente Salvador Isaia; à direita do militar, Savério Grimaldi; e Maria Luíza Brenner, sentada, de chapéu preto (Autor desconhecido: acervo José Antonio Brenner).

(Fontes: Claiton Naisse; José Antonio Brenner; Daniel Gentili; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guias Levi, 1932-80)
     

Aqui ficava a estação. Foto Claiton Naisse em 2010
   
     
Atualização: 19.01.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.