|
|
Cie. des Chemins
de Fer Sud-Ouest Brésilien (1894-1907)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1907-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-2006) |
PINHAL
Município de Itaara, RS |
Linha Marcelino Ramos-Santa Maria -
km 498,869 (1960) |
|
RS-2210 |
Altitude: 462 m |
|
Inauguração: 20.11.1894 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889
juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria,
RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação
ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul
do País e também a colonização de boa
parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao
Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente
do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai)
e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em
1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou
para o Governo, formando-se a Viação Férrea do
Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas
pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990,
em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas
as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam
até os anos 1980 pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pinhal foi inaugurada em 1894 pela Sud-Ouest. É um
prédio de madeira. A cidade (hoje Pinhal Velho) já
existia desde 1857, fundada por imigrante alemães, e a estação
tomou seu nome, mas, distante da vila, e ao redor da estação
se formou o núcleo de Pinhal Novo, que mudou seu nome
para Itaara, tornando-se depois município autônomo.
O nome da estação, no entanto, permaneceu o mesmo.
Em 2006 ela servia como estação de apoio para a ALL.
"A estação Pinhal foi, pelo menos até 2006, uma espécie
de dormitório de funcionários da ALL, pois nesta há um pátio bastante
movimentado onde carregam-se vagões com pedras para uso nas linhas
e também onde são desconectadas as locomotivas que auxiliam os cargueiros
(helpers) na subida da serra, vindos de Santa Maria" (Daniel
Taschetto, 04/2006).
Em 2015 estava abandonada. Em março de 2020 mestava já demolida, a parte de madeira foi desmontada, sobrou apenas o banheiro que era de alvenaria (informação de 2020 de Leonardo Agare).
|
1926
AO LADO: Aberta variante estre as
estações de Pinhal e de Filipson (O
Estado de S. Paulo, 5/1/1926).
|
|
1933
AO LADO: Desastre próximo a Pinhal (O Estado de
S. Paulo, 17/1/1933). |
ACIMA: Da estação só sobraram o banheiro (a pequena construção branca) e a linha com alguns vagões parados, ou passando por ela (Foto Leonardo Agare em 12/3/2020).
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Daniel Taschetto;
Claiton Naisse; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio
Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 250
|
A estação de Pinhal, em 04/2006. Foto Daniel Taschetto |
A estação de Pinhal, em 04/2006. Foto Daniel Taschetto
|
A estação de Pinhal, em 04/2006. Foto Daniel Taschetto
|
A estação de Pinhal, em 2010. Foto Claiton Naisse |
A estação de Pinhal, em 5/2015. Foto Vitor Hugo
Langaro |
|
|
|
|
Atualização:
31.03.2020
|
|