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The Brazil Great
Southern Railway Co. Ltd. (1888-1924)
Inspetoria Federal das Estradas de Ferro (1924-1933)
V. F. Rio Grande do Sul (1933-1965) |
ITAPITOCAÍ
Município de Uruguaiana, RS |
Linha São Borja-Barra do Quaraim
- km 904,612 (1960) |
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RS-3777 |
Altitude: 85 m |
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Inauguração: 1888 |
Uso atual: em ruínas |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha de
Barra do Quaraim-São Borja foi inaugurada pela The Brazil Great
Southern Railway Co. (BGS) em 1887 no trecho de Uruguaiana a Barra
do Quaraim, e em 1888 no trecho Uruguaiana-Itaqui. Somente em 1913
alcançou São Borja. Era uma ferrovia construída
mais por motivos estratégicos - acompanhava a fronteira com
a Argentina ao longo do rio Uruguai - do que econômicos. Em
1924 a ferrovia foi encampada pela União e repassada em 1933
à VFRGS. Em 1 de dezembro de 1961, a linha foi fechada para
trens de passageiros no trecho mais antigo, Barra do Quaraí-Uruguaiana.
Em 1965, esse trecho foi suprimido, e o trecho entre Uruguaiana e
Itaqui foi suprimido em 1974. A linha Itaqui-São Borja, justamente
a mais nova, durou até 1980 transportando passageiros, e parece
nunca ter sido oficialmente suprimida, embora, se existir, não
esteja sendo utilizada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Itapitocaí foi inaugurada em 1888, próximo
à nascente do arroio do mesmo nome.
A estação
foi definitivamente fechada em 1965 quando foi erradicado
o trecho entre Barra do Quaraim e Uruguaiana.
ACIMA: Restos em ruínas da antiga estação
de Itapitocaí, tirada do lado do povoado do mesmo nome (Foto
Gunnar Gil em 2012).
Fontes: Gunnar Gil; VFRGS: Relatórios, 1920-68;
Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1932-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht |
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A velha estação em ruínas em 2012. Foto
Gunnar Gil |
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Atualização:
02.07.2018
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