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E. F. Porto Alegre
a Uruguaiana (1890-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DILERMANDO
DE AGUIAR
(antiga SÃO PEDRO)
Município de Dilermando de Aguiar,
RS |
Linha Porto Alegre-Uruguaiana - km
559,641 (1960) |
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RS-0069 |
Altitude: 107 m |
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Inauguração: 23.12.1890 |
Uso atual: em pé e em bom estado (2019) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1890 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa federal em 1883,
ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira (Cachoeira do
Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se a navegação
fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi encampada pela Cie. Auxilaire,
empresa belga, e em 1905 passou a ser a linha-tronco da VFRGS, ainda
administrada pelos belgas. Em 1907, os trilhos atingiram finalmente
Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Somente em 1911, a construção
da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro possibilitou a ligação
da longa linha com a Capital, utilizando-se parte da antiga linha
Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em 1920, a linha tornou-se estatal novamente.
Em 1957 foi encampada pela RFFSA. Durante os seus anos de operação
foram construídasalgumas variantes, para encurtar tempos e
distâncias, eliminando algumas estações de sua
linha original. Em 1938, a variante Diretor-Pestana-Barreto diminuiu
a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro de 1996, deixaram de rodar os
trens de passageiros pela linha, que, hoje transporta os trens cargueiros
da concessionária ALL desde esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Pedro foi inaugurada em 1890 pela E. F. Porto
Alegre-Uruguaiana.
O nome foi alterado em 1919 para o de um antigo diretor da ferrovia,
Dilermando de Aguiar, aposentado em 1897.
A partir de 1919 dessa estação passou a sair o ramal
para Jaguari, que, no final dos anos 1930, atingiria São
Borja.
A estação fotografada em 1934 (ver abaixo), é
diferente da atual (ver 2000 e 2011). A impressão é
que o anexo em primeiro plano foi derrubado, sobrando somente o corpo
principal da estação.
Os trens de passageiros deixaram de passar ali em 02/02/1996.
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1923
AO LADO: Forças revolucionárias do RS tomam
a estação (O Estado de S. Paulo, 24/10/1923).
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ACIMA: Vagões próximos à estação de Dilermando de Aguiar em 2019. Parados num desvio ou em movimento na linha? (foto Augusto Taschetto em 10/8/2019).
ACIMA: Estação de de Dilermando de Aguiar em 2019.no ramal de são Borja, pois em Dilermando, a alguns metros da estação existe o triangulo onde parte o ramal, e desde o km 0+360 ate o km 7 do ramal de São Borja, os vagões são ou acidentados ou para transporte de produtos nos quais não são mais transportados na malha (Foto Augusto Taschetto em 10/8/2019).
(Fontes: Maria Apparecida Miranda; ITSEMAP;
Gazeta Mercantil, 1996; IPHAE: Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 2002; Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas
estações e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação de Dilermando de Aguiar em 1934. Acervo
de Maria Apparecida Miranda, Santana de Parnaíba, SP |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 132 |
A estação em 2011. Foto ITSEMAP |
A estação em 25/3/2019. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
19.12.2021
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