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Cerqueira César
São Bartolomeu-velha
Manduri
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Tronco EFS - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2010
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Estrada de Ferro
Sorocabana (1906-1953) |
SÃO
BARTOLOMEU
Municípios de Piraju (1906-1944);
Manduri, SP (1944-) |
Linha-tronco original - km 431,062
(1924); km 418,534 (1934); |
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SP-2829 |
Altitude: 707 m |
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Inauguração: 22.04.1906 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Bartolomeu foi aberta em 1906. Aparentemente,
a se julgar por um mapa publicado em 1901, já havia próximo
à estação um povoado, de onde a estação
teria tirado o nome. A história contada no site da Prefeitura
de Manduri (www.manduri.sp.gov.br) afirma que o povoado de
São Bartolomeu foi fundado em 1859 às margens do ribeirão,
ambos batizados com o nome do santo do dia. Mais tarde, a família
Nunes, talvez a mais antiga estabelecida nessa região então
pertencente a Piraju, construiu a capela ao redor da qual formou-se
o núcleo.
Em 1897 já se pedia uma agência postal e uma escola para o bairro
afastado, que se tornou distrito em 1903. Logo depois, a Sorocabana
começou a avançar a construção de sua linha, parada desde 1896 em
Cerqueira César. Como aconteceu também em outros locais, a
visão curta de um fazendeiro que teria discutido com um engenheiro
da ferrovia e impedido a passagem dos trilhos por suas terras, fez
com que estes acabassem por passar a cerca de três quilômetros ao
norte do distrito, fazendo com que a estação do mesmo nome fosse inaugurada
em 1906, mas afastada do bairro.
Isto fez com que a estação seguinte, Manduri, construída também
no meio do nada, prosperasse e se tornasse cidade em pouco tempo,
enquanto São Bartolomeu permaneceu estagnada.
Mais tarde o distrito passou a ser parte do município criado de Manduri,
ambos dissociados do de Piraju.
Nos anos 1940, o nome do distrito passou a ser São Berto, provavelmente
em virtude da lei que proibia nomes de distritos e cidades iguais
por todo o País. O nome de São Bartolomeu, no entanto, permaneceu
na estação. Esta funcionou até 1953, quando foi substituída
por uma nova, bem próxima à antiga, com a retificação
do trecho na linha-tronco da Sorocabana.
Em 1986, o antigo e desativado prédio ainda estava de pé,
perto da linha nova, enquanto o prédio que a substituiu já
tinha sido posto abaixo. Em 2000, quando lá estive, não
encontrei o prédio, supondo que tivesse sido já demolido.
As duas estações, velha e nova, ficavam afastadas do bairro.
(Veja também SÃO BARTOLOMEU-NOVA)
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1902
AO LADO: A vida não era tão pacata assim em 1902 no bairro de São Bartolomeu. Havia reclamações sobre o correio também - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER TODO O ARTIGO (O Estado de S. Paulo, 20/4/1902). |
ACIMA: O povoado de São Bartolomeu é mostrado neste
mapa de 1901, a nordeste da cidade de Piraju. Notar, no entanto, que
a linha tracejada que corre ao norte do povoado não é
a que foi efetivamente construída pela Sorocabana, cuja linha
estava parada desde 1896 em Cerqueira César. A linha construída
e aberta em 1906 foi-o mais ao sul, mais próxima de Piraju
e ao sul de Santa Cruz do Rio Pardo, passando por Manduri (que passou
a existir com a instalação da estação,
em 1906) e também mais próxima do povoado de São
Bartolomeu, e depois atingindo Ourinhos (também na época
não existente) e Salto Grande, a oeste no mapa (Acervo Douglas
Razaboni).
1925
AO LADO: Este armazem terá sido
realmente construído? (O Estado de S. Paulo, 8/11/1925).
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1934
AO LADO: Abertura de estrada ligando a estação a Santa Barbara do Rio Pardo (atual Aguas de Santa Barbara) (O Estado de S. Paulo, 31/5/1934). |
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ACIMA: Casinha típica da velha Sorocabana, que mostra que
a estação velha de São BVartolomeu ficava muito
próxima à nova. Notar a linha dupla, que indica estar
já no pátio de csruzamento da estação
nova (cuja plataforma, que foi o que sobrou, está para a esquerda)
(Foto Douglas Nascimento em 14/8/2010).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adriano Martins; Douglas Nascimento; O Estado de S. Paulo, 1925; FEPASA:
Relatório de Instalações Fixas, 1986; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1875-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação velha de São Bartolomeu, ainda
perto dos trilhos em 1986. Relatório da Fepasa, 1986
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Atualização:
23.03.2020
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