|
|
...
Elihu Root
São Bento
Leme
...
ramal Descalvado-1935
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
|
|
|
|
|
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1885-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SÃO
BENTO
Município de Araras, SP |
Tronco original da Paulista - km 153,091;
Ramal de Descalvado - km 153,091 |
|
SP-2114 |
Altitude: |
|
Inauguração: 01.12.1885 |
Uso atual: demolida entre 1986 e 1996 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1922 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em 1877,
a Paulista abria o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até Araras,
do que seria o prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha, com
o nome de Estrada do Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma
época em que a autorização para cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão
Preto foi indeferida pelo Governo Provincial, em favor da Mogiana.
A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu Descalvado no final
de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da Paulista na
área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense,
fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando
a linha a partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o
começo em bitola larga (1,60m), ele funcionou para trens de passageiros
até julho de 1976 (Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977
(Cordeirópolis-Pirassununga). Trens cargueiros andaram pela linha
até o final dos anos 1980. Abandonado, o ramal teve os trilhos arrancados
entre 1996 e 2003. |
|
A ESTAÇÃO: Inaugurada em
1885, com um desvio de 120 metros de extensão, o prédio da estação
de São Bento englobava o depósito e a estação, e assim
permaneceu até 1922, quando a estação ganhou um novo prédio,
ao lado do antigo, que permaneceu somente como depósito.
Atendia principalmente às fazendas
de São Bento e Montevidéu.
Acabou sendo rebaixada a parada em 1969,
"devido ao pequeno movimento, que não justificava o funcionamento
como estação".
Em fevereiro de 1977, passou por ali o último trem de passageiros, no sentido de Cordeirópolis.
A vila, sem o trem, foi aos poucos se esvaziando, sendo hoje quase
uma cidade-fantasma. Os dois edifícios conviveram lado a lado até
pouco depois de 1986, quando foram ambos demolidos. Ficavam em frente
ao belo casario da colônia da Fazenda Montevidéu, em 2018 ainda lá,
mas também abandonado.
Os trilhos foram retirados no
final de outubro de 1998, quando já estavam quase imperceptíveis,
cobertos pelo mato (Ralph Mennucci Giesbrecht - do seu livro "Caminho
para Santa Veridiana - As ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras").
(Veja também sobre a vila
de São Bento)
|
1885
À ESQUERDA: Mais uma estação no ramal, ainda sem nome (mas que será São Bento) (A Provincia de
S. Paulo, 1/8/1885). |
|
1885
À ESQUERDA: A nova estação já tinha nome, mas ainda não estava pronta (A Provincia de
S. Paulo, 15/10/1885). |
|
1891
À ESQUERDA: Malas postais diárias seguirão para a estação (O Estado de
S. Paulo, 17/3/1891). |
|
1894
À ESQUERDA: O anúncio mostra surto de influenza (gripe) em São Bento (O Estado de
S. Paulo, 13/7/1894).
|
|
1920
À ESQUERDA: Descarrilamento em São Bento (O Estado de
S. Paulo, 5/7/1920). |
ACIMA:
A data é julho de 1990. O menino é André Luiz Pavan. A linha e o sinal estão nos arredores
da estação de São Bento (Foto Julio Cesar Paganoti).
ACIMA: belas casas da fazenda Montevideo, as únicas
da colônia que resistiram ao tempo. À sua frente, o matagal
na parte mais baixa, junto à estrada de terra no primeiro plano,
esconde os escombros das plataformas do armazém e da estação
já demolidos (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht,
em 27 de outubro de 2007).
ACIMA: As duas casas juntas. O matagal, como
já exposto, cobre as plataformas (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht,
em 27 de outubro de 2007).
ACIMA: Compare esta fotografia de 2018 com a foto de 2007 tirada por mim (mais acima) e veja que as duas velhas casas continuam atrás da plataforma da estação (esta em primeiro plano). Além disso, uma casa nova foi construída mais à esquerda da segunda casa (Foto Saulo Cabral).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht: pesquisa local; Gilberto
Franzolin; Julio Paganoti; Filemon Peres; Ralph Mennucci Giesbrecht:
Caminho para Santa Veridiana, Editora Cidade, 2003; Cia. Paulista:
album, 1918; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1875-1969; IBGE,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1885 a 1976. Na foto
à esquerda, o trem do ramal está parado em Loreto.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
|
|
|
|
A estação de São Bento, ainda no armazém,
em 1917. Foto Filemon Peres |
A estação em 1922, logo após a inauguração
do novo prédio. Foto cedida por Gilberto Franzolin. Acervo
Ralph M. Giesbrecht |
A estação, no abandono, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa, 1986 |
A estação, à direita, e o armazém
que era a primitiva estação, ambos no abandono,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa, 1986 |
O mato cobre a plataforma da estação demolida,
em 03/1997. Vêem-se os restos da mesma com dificuldade.
Atrás, casas também abandonadas da Colônia
Montevideo. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A plataforma da estação, ainda com mato, em frente
a uma das belas casas da Colonia Montevideu, que está
ao fundo. Foto Ralph M. Giesbrecht em 27/10/2007 |
|
|
|
|
Atualização:
25.01.2021
|
|