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(1955-2001)
Santa Sofia
Santa Adélia-nova
Jacaúna
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Tronco EFA - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Araraquara
(1955-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SANTA
ADÉLIA-NOVA
Município de Santa Adélia, SP |
Tronco novo (bitola larga) - km 115,349
(1960) |
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SP-2588 |
Altitude: 605 m |
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Inauguração: 1955 |
Uso atual: estação da Rumo (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1955 |
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HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro
trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros,
a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois
de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol,
e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente
Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se
a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início
dos anos 1960. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens
de passageiros, nos últimos anos somente até São
José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando
foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Santa Adélia-nova foi inaugurada em 1955, com a abertura da
variante em bitola larga da EFA, que passava a cerca de um quilômetro
da antiga na cidade.
Desativou-se, então, a estação de Santa Adélia
original.
No final dos anos 1970, foram construídos ao lado da estação dois
terminais de álcool, um da Petrobrás e outro da Cia. São
Paulo, para ajudar a escoar pela ferrovia o álcool produzido na
região.
A estação esteve desativada desde meados dos anos 1990 e o último
trem de passageiros passou por ali, sem parar, em 15 de março de 2001,
retornando de São José do Rio Preto para Itirapina.
Os depósitos de álcool também foram fechados há anos.
"O local é bem deserto. O pátio possui uma boa fileira de vagões
fechados, cujas portas balançam com o soprar do vento. É assustador.
Do lado ainda existem os entrepostos da álcool abandonados" (Hermes
Hinuy, 04/2001).
"A estação está abandonada e danificada, se
bem que a plataforma está preservada. Há sinais
de algumas obras no local, e o morador da casa ao lado informou que
havia um projeto de construção de um
terminal ferroviário para carregamento de açúcar para exportação.
Havia uma máquina retroescavadeira no pátio, cuja ponta oeste está
com sinais recentes de terraplanagem e limpeza. Na tarde bucólica,
passou uma composição da Brasil Ferrovias, com uma Dash-9 e uma U20-C
acelerando forte para vencer a rampa vindo de Pindorama"
(Douglas Razaboni, 04/2003).
Com efeito, o terminal foi construído e entrou em operação:
"Em mais uma visita, encontramos a estação de
Santa Adélia-nova reformada e pintada. Pelo jeito, a empresa
ao fundo do pátio, recém-instalada, deve ser o mesmo
terminal de embarque de açúcar do qual falou um morador
da área há um ano atrás, então ainda em
fase de promessa" (Douglas Razaboni, 01/2005).
"Em Santa Adélia, limparam o pátio e levaram
embora aquele monte de vagão velho que lá estavam. O
lastro foi todo trocado, creio eu que devido à operação
do terminal de açúcar da EDF MAN lá instalado"
(Douglas Razaboni, 03/2005).
Em Santa Adélia a estação estava sendo utilizada pela
ALL por conta do terminal de carregamento de açúcar no pátio
em 2015.
(Veja também SANTA ADÉLIA-VELHA)
ACIMA: Chegando em Santa Adélia em 30/01/2008,
entrada do pátio, o aferidor de balanças da CPEF, vagões nas linhas
de carregamento e o monstruoso silo de açúcar ao lado da estação (visto
ao longe). Interrompi as fotos pois tinha que preparar minhas coisas
para desembarcar e aguardar outro trem para voltar para Rio Preto
Paulista (Texto e fotos Rodrigo Cunha, 3/2013).
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AO LADO: Terminal
de carregamento de açúcar no pátio da
estação de Santa Adélia. ACIMA:
Armazém de mercadorias, cujo uso era desconhecido (Fotos
Rafael Corrêa, 2/3/2009).
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(Fontes: Silvio Rizzo; Hermes H. Hinuy; Rodrigo
Cunha; Rafael Corrêa; Douglas Razaboni; Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958; Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo Ralph M. Giesbrecht)
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A estação, em 1956. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958 |
A estação, em 12/04/2001. Foto Hermes H. Hinuy
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A estação em 19/04/2003. Foto Douglas Razaboni |
A estação, ao fundo, agora pintada em tom de rosa,
em 01/2005. Foto Douglas Razaboni |
Pátio da estação em 26/03/2005. Foto Douglas
Razaboni |
A estação em 2/3/2009. Foto Rafael Corrêa |
Fachada da estação em 16/10/2015. Foto Silvio
Rizzo |
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Atualização:
19.02.2017
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