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(1909-1955)
Santa Sofia
Santa Adélia
Jacaúna
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Tronco EFA-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Araraquara
(1909-1955) |
SANTA
ADÉLIA
Município de Santa Adélia, SP |
Linha-tronco - km 134,240 (1933) |
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SP-2587 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.06.1909 |
Uso atual: demolida em 1987 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Adélia foi inaugurada em 1909 e, como a anterior,
Santa Sofia, também em terras da fazenda do Sr. Luiz
Dumont.
Ao redor da estação a cidade cresceu, e já em 1916 se tornava município.
Em 1955, a estação foi desativada, com a construção da variante em
bitola larga que foi construída passando a cerca de um quilômetro
da linha velha, na cidade.
Em 1987, apesar dos protestos da população, que queria a preservação
do prédio, a Prefeitura demoliu-o para fazer ali a estação
rodoviária da cidade. Existe hoje, na linha da variante, outra estação
com o mesmo nome, distante cerca de um quilômetro do local da original.
(Ver estação de Santa Adélia-nova)
Notícia
publicada no jornal informava
que a E. F. Araraquara "pediu autorização
para abrir ao tráfego público as estações
de Santa Sophia e de S. João de Ariranha, no prolongamento
de S. J. do Rio Preto". S. João de Ariranha
é o atual município de Ariranha, criado em 1918,
mas que já existia como um distrito de Monte Alto desde
1907. Já Santa Adélia, onde foi construída
a estação, era em 1907 "apenas uma extensa
área coberta de matagais", mas quando o primeiro trem
passou por ali já havia diversas casas. Pertencia, no
entanto, ao município de Taquaritinga. O nome de S. João
de Ariranha terá sido o primeiro nome da estação
ou já teria sido Santa Adélia, que somente se
tornaria um distrito em 1911? Fica a dúvida. |
1909
De: O Estado de S. Paulo, 23/4/1909. |
1920
AO LADO: Necessidade de baldeação entre Pindorama e Santa Adelia (O Estado de S. Paulo, 2/1/1920). |
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1924
AO LADO:
Problema com os transportes de produtos pela E. F. Araraquara
(O Estado de S. Paulo, 17/4/1924).
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1913 - ACIMA: Pessoal da estação (O Malho, 1/11/1913).
(Fontes: Darcy Simões; Hermes Y. Hinuy;
O Estado de S. Paulo, 1924 e coluna Há Um Século, 23/4/2009;
EFA: Relação oficial de estações, 1933;
Wikipedia, entrada em 23/4/2009; IBGE; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A fachada da estação em agosto de 1952. Foto Darcy
Simões |
A estação (lado da plataforma) sendo demolida
em 1987. Foto Darcy Simões |
E onde ficava a estação foi construída
uma rodoviária. Foto Hermes Hinuy, em 11/2002 |
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Atualização:
11.08.2018
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