A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1909-1955)
Fernando Prestes
Santa Sofia
Santa Adélia
...
(1955-2001)
Estrada Agulha
Santa Sofia
Santa Adélia-nova
...

Tronco EFA-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
 
E. F. Araraquara (1909-1971)
FEPASA (1971-1985)
SANTA SOFIA
Município de Santa Adélia, SP
Linha-tronco - km 126,760 (1933)   SP-2889
Altitude: 596 m   Inauguração: 15.06.1909
Uso atual: demolida nos anos 1980   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Sofia foi aberta em 1909, em terras da fazenda do mesmo nome, de propriedade do sr. Luiz Santos Dumont, irmão de Alberto Santos Dumont. Era uma fazenda de café com grande movimento de empregados e que justificava uma estação. O nome viria de uma das filhas de Luiz, Sofia, irmã de Adélia, que nomeou a estação seguinte.

A estação continuou à beira da linha de bitola larga construída em 1955, mas seu movimento foi-se reduzindo rapidamente, com a troca da cultura para cana-de-açúcar e laranja.

Na verdade, em Santa Sofia os leitos antigo e novo se encontravam, para separar-se novamente à sua continuação.

Acabou por ser fechada em 15/06/1960, de acordo com o relatório da EFA de 1962, por falta de movimento, e depois demolida, já antes de 1986.

Em 1983, ainda estava de pé: "Esta foto (ver ao pé desta página) foi por mim tirada em maio de 1983, quando eu estava fazendo uma pesquisa para o meu mestrado em engenharia civil sobre os problemas de escorregamentos dos taludes de cortes da ferrovia entre Araraquara e São José do Rio Preto. Pouco tempo depois de ter obtido esta fotografia, a estação, bem como várias casas que existiam nas proximidades, foram demolidas" (Rudney C. Queiroz, 07/2005).


ACIMA: Fechamento da estação de Santa Sofia a partir de 15/6/1960 (O Estado de S. Paulo, 7/6/1960).

ACIMA: A estação de Santa Sophia em 1912 (Foto: revista Illustração Paulista).

(Fontes: Rudney C. Queiroz, 1983; O Estado de S. Paulo, 1960; E. F. Araraquara: relatórios anuais, 1940-69; Revista Illustração Paulista, 1912; O Estado de S. Paulo, 7/6/1960; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação em 1983, já abandonadíssima. Foto Rudney C. Queiroz
   
     
     
Atualização: 12.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.