|
...
Bugre
General Osório
Canivete
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1938-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GENERAL OSÓRIO
Município de Mafra, SC |
Linha de S. Francisco - km 515 (1960) |
|
SC-2051 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.06.1938 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTÓRICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de General Osório foi aberta
em 1938.
"Foi uma jornada dura... o problema é que
muitas estações nesse trecho estão com acesso
muito difícil, pois com a erradicação da ferrovia,
o pessoal se mudou, tudo foi demolido, e para complicar, essa região
possui enormes áreas de reflorestamento, para servir à
fábrica de papel da Rigesa, em Tres Barras. Formam-se extensas áreas, com muitas picadas
entrecortando, e isso dificulta achar os caminhos. Só consegui
chegar até Gal. Osório com a ajuda de um funcionário
do setor florestal da Rigesa. Canivete ainda possui plataforma, mas
Osório e também o Bugre sumiram do mapa. Nenhum vestígio,
nem as sapatas de sustentação. O ataque de famintos
borrachudos não permitiu continuarmos a difícil empreitada.
Ali não volto mais..." (Nilson Rodrigues, 11/2004)
ACIMA: Túnel do ramal próximo à
estação de General Osorio, construído em 1912,
conforme dístico na parte superior da boca do túnel
(Foto Marcelo Rafael em 2011).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1938 a 1983. Ao lado,
passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios
oficiais, 1920-56; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.06.2020
|
|