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Bugre
General Osório
Canivete
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1938-1975)
RFFSA (1975-1996)
GENERAL OSÓRIO
Município de Mafra, SC
Linha de S. Francisco - km 515 (1960)   SC-2051
Altitude: -   Inauguração: 01.06.1938
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de General Osório foi aberta em 1938.

"Foi uma jornada dura... o problema é que muitas estações nesse trecho estão com acesso muito difícil, pois com a erradicação da ferrovia, o pessoal se mudou, tudo foi demolido, e para complicar, essa região possui enormes áreas de reflorestamento, para servir à fábrica de papel da Rigesa, em Tres Barras. Formam-se extensas áreas, com muitas picadas entrecortando, e isso dificulta achar os caminhos. Só consegui chegar até Gal. Osório com a ajuda de um funcionário do setor florestal da Rigesa. Canivete ainda possui plataforma, mas Osório e também o Bugre sumiram do mapa. Nenhum vestígio, nem as sapatas de sustentação. O ataque de famintos borrachudos não permitiu continuarmos a difícil empreitada. Ali não volto mais..." (Nilson Rodrigues, 11/2004)


ACIMA: Túnel do ramal próximo à estação de General Osorio, construído em 1912, conforme dístico na parte superior da boca do túnel (Foto Marcelo Rafael em 2011).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1938 a 1983. Ao lado, passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-56; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     
     
     
     
     
Atualização: 23.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.