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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BUGRE
Município de Três Barras, SC |
Linha de S. Francisco - km 295,519 (1936) |
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SC-2050 |
Altitude: 767,900 m |
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Inauguração:
01.04.1913 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Bugre foi inaugurada em 1913.
Do
outro lado do rio Iguaçu em relação à
estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria
Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Corvo Branco".
"Foi uma jornada dura... o problema é que muitas
estações nesse trecho estão com acesso muito
difícil, pois com a erradicação da ferrovia,
o pessoal se mudou, tudo foi demolido, e para complicar, essa região
possui enormes áreas de reflorestamento, para servir à
fábrica de papel da Rigesa, em Tres Barras. Formam-se extensas
áreas, com muitas picadas
entrecortando, e isso dificulta achar os caminhos. Só
consegui chegar até Gal. Osório com a ajuda de um funcionário
do setor florestal da Rigesa. Canivete ainda possui plataforma, mas
Osório e também o Bugre sumiram do mapa. Nenhum vestígio,
nem as sapatas de sustentação. O ataque de famintos
borrachudos não permitiu continuarmos a difícil empreitada.
Ali não volto mais..." (Nilson Rodrigues, 11/2004).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1913 a 1991. Ao lado,
passagem desse trem na época da RFFSA. Clique sobre a
foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios
anuais, 1933-1956; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1958; Guias Levi, 1932-80; Relatório da Secretaria Geral do
Estado do Paraná, 1923-24) |
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Atualização:
23.06.2020
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