A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Três Barras
Bugre
General Osório
...

IBGE - 1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1913-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
BUGRE
Município de Três Barras, SC
Linha de S. Francisco - km 295,519 (1936)   SC-2050
Altitude: 767,900 m   Inauguração: 01.04.1913
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bugre foi inaugurada em 1913.

Do outro lado do rio Iguaçu em relação à estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Corvo Branco".

"Foi uma jornada dura... o problema é que muitas estações nesse trecho estão com acesso muito difícil, pois com a erradicação da ferrovia, o pessoal se mudou, tudo foi demolido, e para complicar, essa região possui enormes áreas de reflorestamento, para servir à fábrica de papel da Rigesa, em Tres Barras. Formam-se extensas áreas, com muitas picadas entrecortando, e isso dificulta achar os caminhos. Só consegui chegar até Gal. Osório com a ajuda de um funcionário do setor florestal da Rigesa. Canivete ainda possui plataforma, mas Osório e também o Bugre sumiram do mapa. Nenhum vestígio, nem as sapatas de sustentação. O ataque de famintos borrachudos não permitiu continuarmos a difícil empreitada. Ali não volto mais..." (Nilson Rodrigues, 11/2004).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1913 a 1991. Ao lado, passagem desse trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios anuais, 1933-1956; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1958; Guias Levi, 1932-80; Relatório da Secretaria Geral do Estado do Paraná, 1923-24)
     
     
     
     
     
Atualização: 23.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.