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Lança
Poço Preto
Valões
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1921-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POÇO
PRETO
Município de Porto União, SC |
Linha de S. Francisco - km 423,652 (1936) |
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SC-0681 |
Altitude: 757,400 m |
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Inauguração: 06.1921 |
Uso atual: moradia e bar (2008) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Poço Preto foi inaugurada
em 1921.
Do outro lado do rio Iguaçu em relação
à estação, em 1924, existia um posto fiscal da
Coletoria Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Poço
Preto".
Quanto à estação, estava em
pé ainda em 2008, um milagre, sendo um prédio de madeira.
Era moradia e bar, estava bem cuidada e habitada por um simpático
senhor que me recebeu muito bem.
ACIMA:
A estação do Poço Preto teve enorme importância
estratégica no final da Guerra do Contestado, onde tropas federais
desembarcavam dos trens vindos do Paraná. Nessa época,
aliás, ali era considerado território ainda paranaense
(O Estado de S. Paulo, 8/2/1916).
ACIMA: O posto fiscal de Poço Preto, no
PR, bastante próximo à estação do mesmo nome,
em
SC, mas que não foi assinalada no mapa. (Inspecção Geral das Rendas, Paraná, 1923).
ACIMA: Mapa da região com linha e extensões
em 1960. Notar que Poço Preto (a leste superior)
de Porto União - CLIQUE
SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM MAIS EXTENSÃO (IBGE:
Enciclopedia dos Municípios Brasileiros, 1960).
ACIMA: As belas portas frontais da estação
de Poço Preto remontam aos anos 1920 e ainda estavam inteiras em 2008 (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht, junho de 2008).
ACIMA: Fotografada da plataforma da estação. a linha
segue deserta para Valões. Aqui o tráfego é raríssimo
hoje em dia (Foto Ralph Mennucci Giesbrecht, junho de 2008).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1921 a 1983. Ao lado,
passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Nilson Rodrigues; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e
Cargas, 1936; Secretaria Geral do Estado do Paraná: Relatório,
1923-24; Guias Levi, 1932-80) |
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A estação de Poço Preto, em 05/2004. Foto
Nilson Rodrigues |
A estação de Poço Preto, em 05/2004. Foto
Nilson Rodrigues |
Ontem a plataforma, hoje uma varanda. Mas a arquitetura não
mudou, apenas o uso. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht em junho
de 2008 |
A estação, parte traseira. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht em junho de 2008 |
A estação vista do lado de Lança. Foto
Ralph Mennucci Giesbrecht em junho de 2008 |
A estação em 4/5/2021. Foto Gerson Witte |
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Atualização:
15.06.2021
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