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De 1917 até 1942:
Porto União
Lança
Poço Preto
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De 1942 até hoje:
Porto União da Vitória
Lança
Poço Preto
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1917-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
LANÇA
Município de Porto União, SC
Linha de S. Francisco - km 436,922 (1936)   SC-0680
Altitude: 754 m   Inauguração: 17.09.1917
Uso atual: abandonada e em ruínas (2014)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Lança foi inaugurada em 1917.

"A partir de Porto União, resolvemos seguir a linha na direção de Mafra. Consultando meu Guia Levi de 1969 e alguns aposentados da estação ficamos sabendo que a estação seguinte, Lança, ficava distante 22 km, então resolvemos ir até lá de carro. No caminho encontramos duas pontes metálicas. Nessa estação, localizada a uns 3 km em estrada de terra, saindo da estrada de rodagem, literalmente no meio do nada, encontramos algo interessante: as casas dos funcionários, no alto de um morro, abandonadas, mas intactas. A estação está bem destroçada por dentro, e não há resquícios do pátio, indicando que ela deve ter sido fechada há muito" (Rodrigo Cunha, novembro de 2000).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1917 a 1983. Ao lado, passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).

ACIMA: Carro da E. F. S. Paulo-Rio Grande que transportava as tropas do 13o Batalhão de Porto União para Blumenau quando sofreu um desastre em 29 de novembro de 1917 em Lança. Vários oficiais saíram feridos (O Malho, 12/1/1918).

ACIMA: A estação estava abandonada e depredada em 20/8/2016 (Foto Rodrigo Cunha).

(Fontes: Rodrigo Cunha, 2016; Dirceu Rodrigues, 2014; Nilson Rodrigues, 2004; RVPSC: Relatórios anuais, 1918-55; RVPSC: Horário de Trens de Passageiros e Cargas, 1936)
     

A estação, depredada, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha

Casas da vila ferroviária, surpreen-dentemente conser-vadas, em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha

A estação de Lança em 06/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2014. Foto Dirceu Rodrigues
   
     
     
Atualização: 27.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.