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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1917-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
LANÇA
Município de Porto União, SC |
Linha de S. Francisco - km 436,922 (1936) |
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SC-0680 |
Altitude: 754 m |
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Inauguração: 17.09.1917 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2014) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro
trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando
o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910,
a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até
Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Lança foi inaugurada em 1917.
"A partir de Porto União, resolvemos seguir a linha
na direção de Mafra. Consultando meu Guia Levi de 1969
e alguns aposentados da estação ficamos sabendo que
a estação seguinte, Lança, ficava distante
22 km, então resolvemos ir até lá de carro. No
caminho encontramos duas pontes metálicas. Nessa estação,
localizada a uns 3 km em estrada de terra, saindo da estrada
de rodagem, literalmente no meio do nada, encontramos algo interessante:
as casas dos funcionários, no alto de um morro, abandonadas,
mas intactas. A estação está bem destroçada
por dentro, e não há resquícios do pátio,
indicando que ela deve ter sido fechada há muito"
(Rodrigo Cunha, novembro de 2000).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1917 a 1983. Ao lado,
passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
ACIMA: Carro da E. F. S. Paulo-Rio Grande que transportava
as tropas do 13o Batalhão de Porto União para Blumenau
quando sofreu um desastre em 29 de novembro de 1917 em Lança.
Vários oficiais saíram feridos (O Malho, 12/1/1918).
ACIMA: A estação estava abandonada e depredada em 20/8/2016 (Foto Rodrigo Cunha).
(Fontes: Rodrigo Cunha, 2016; Dirceu Rodrigues, 2014; Nilson Rodrigues, 2004;
RVPSC: Relatórios anuais, 1918-55; RVPSC: Horário de
Trens de Passageiros e Cargas, 1936) |
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A estação, depredada, em 11/2001. Foto Rodrigo
Cunha |
Casas da vila ferroviária, surpreen-dentemente conser-vadas,
em 11/2001. Foto Rodrigo Cunha |
A estação de Lança em 06/2004. Foto Nilson
Rodrigues |
A estação em 2014. Foto Dirceu Rodrigues |
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Atualização:
27.04.2023
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