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VXY Mogiana em MG
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Paciência
Santa Leocádia
Paula Pereira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1923-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
SANTA LEOCÁDIA
Município de Canoinhas, SC (veja o bairro)
Linha de S. Francisco - km 361,398 (1936)   SC-3104
Altitude: 764,000 m   Inauguração: 10.11.1923
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras, e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória, de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu, Este último trecho jamais foi construído. A linha se entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros, na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que servia à linha já não existia desde 1985. Depois disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho. O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado, tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Leocádia foi aberta em 1923.

Do outro lado do rio Iguaçu em relação à estação, em 1924, existia um posto fiscal da Coletoria Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Santa Leocadia".

Esta estação, junto com mais cinco da linha e sucessivas a esta, foi invadida durante as escaramuças do Coronel Fabrício e seus bandoleiros, que queriam a criação do Estado do Iguaçu, compreendendo a zona do antigo Contestado, em 1927 e 1928. A estação foi demolida. Nem a plataforma sobrou. Era provavelmente de madeira, pois as pedras que lá existem à beira da linha parecem ter sido as que davam sustentação à plataforma e à estação em si, tudo de madeira.

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1923 a 1983. Ao lado, passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Fernando Tokarski: Cronografia do Contestado, sem data; Secretaria Geral do Estado do Paraná: Relatório, 1923-24; www.portaldecanoinhas.com.br; Guias Levi, 1932-80)
     

As pedras que sustentavam a estação e a plataforma, ambas de madeira...

...ainda estão ali. Fotos Nilson Rodrigues, em 2/11/2006
     
     
     
Atualização: 23.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.