A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Tronco Principal Sul:
Silva Vargas
São João
Feitor Faé
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Viação Férrea do Rio Grande do Sul (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO JOÃO
Município de Protásio Alves, RS
Tronco Principal Sul - km   RS-3651
Altitude: -   Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A única referência que li sobre a estação de São João é a de que, em 1990, o 1o Batalhão Ferroviário teve de executar serviços de emergência de desimpedimento da linha férrea devido a quedas de barreiras no km 228, entre esta estação e a de Silva Vargas.

A estação estava em ruínas em 2007; em 2015, já havia sido demolida.

(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Edver Carraro; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História, p. 161)
     

A estação em ruínas, em 2007. Foto Edver Carraro

Placa da estação, em 2007. Foto Edver Carraro

Apenas a plataforma da estação, em 2015. Foto Vitor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 15.02.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.