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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Tronco Principal Sul:
Vacaria
Silva Vargas
São João
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1969?-1975)
RFFSA (1975-1996)
SILVA VARGAS
Município de Ipê, RS
Tronco Principal Sul - km   RS-3650
Altitude: -   Inauguração: 1969?
Uso atual: abandonada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A única referência que li sobre a estação de Silva Vargas é a de que, em 1990, o 1o Batalhão Ferroviário teve de executar serviços de emergência de desimpedimento da linha férrea

ACIMA: Entrada do pátio de Silva Jardim, com duas linhas, em 2009 (Foto Marcelo Boff). ABAIXO: Pátio e estação em 2013 (Facebook/Abutres da Ferrovia).
devido a quedas de barreiras no km 228, entre esta estação e a de São João. Em 2015, o prédio estava abandonado e depredado; existem ainda duas linhas no pátio.
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; Marcelo Boff; Facebook/Abutres da Ferrovia, entrada 13/7/2013; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História, p. 161; RFFSA: Relação de estações, 1989)
     

A estação em 2009. Foto Marcelo Boff

A estação em 2009. Foto Marcelo Boff

A estação em julho de 2015. Foto Vitor Hugo Langaro
     
     
Atualização: 05.07.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.