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(1882-1959)
Coronel José Egídio
Tambaú
Faveiro
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Tronco CM - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2003
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1887-1959) |
TAMBAÚ
Município de Tambaú, SP |
Linha-tronco original - km 206,046 |
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SP-2896 |
Altitude: 697 m |
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Inauguração: 08.10.1887 |
Uso atual: Prefeitura (2019) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1910 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tambaú foi aberta em 1887. A cidade havia sido, diz
a história, fundada em 1886, em terras da fazenda "Arrependido".
A
estação teve o prédio ampliado em 1910. Notar que originalmente o prédio tinha um anexo com 2 andares. Em 1910, após a ampliação, perdeu o anexo ou, no mínimo, o segundo andar.
Funcionou
como estação até 1959, quando a variante Lagoa-Tambaú ficou pronta. A nova estação da cidade foi construída então fora da área
urbana, ao norte da cidade (Tambaú- nova) com a linha tendo sido, obviamente, transferida para lá.
"Você precisaria ouvir as histórias
que eu e o José Flávio ouvimos há alguns meses atrás, contadas por
um senhor de Mogi-Guaçu, de nome José Carecio, maquinista aposentado
da Mogiana da época do vapor. Ele contou exatamente o que foi Tambaú
e a Mogiana na época do saudoso Padre Donizete... só para sintetizar, na falta total de carros
de passageiros, devido ao grande afluxo de pessoas à cidade, os vagões-prancha
eram adaptados com bancos de jardim. Os comboios eram enormes, as
locomotivas quase não conseguiam subir a serra. Imagine como deve
ter sido dura a vida do pessoal da Mogiana nessa época" (Nilson
Rodrigues, 05/2003).
Em 2019, o prédio era ocupado
pela Prefeitura Municipal.
(Veja também TAMBAÚ-NOVA)
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1887
À ESQUERDA: Autorizada a abertura da estação - aqui com o nome errado (A Provincia de S. Paulo, 7/10/1887). |
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1887
À ESQUERDA: A estação foi aberta no sábado, dia 8 de outubro (A Provincia de S. Paulo, 11/10/1887). |
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1887
À ESQUERDA: A estação foi aberta no sábado, dia 8 de outubro (O Estado de S. Paulo, 6/10/1891). |
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1891
À ESQUERDA: A carga não saiu da estação e há falta de vagões (O Estado de S. Paulo, 12/11/1891). |
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1891
À ESQUERDA: Acidente em Tambaú
atrasa o trem para Campinas (O Estado de S. Paulo, 24/11/1891).
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1893
À ESQUERDA: O chefe da estação foi para a de Vila Costina (O Estado de S. Paulo, 21/6/1893). |
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1893
À ESQUERDA: Assassinato na estação de Tambaú (O Estado de S. Paulo, 25/7/1893). |
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1896
À ESQUERDA: Acidente em Tambaú (O Estado de S. Paulo, 9/6/1896). |
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1896
À ESQUERDA: Falta selos em Tambaú (O Estado de S. Paulo, 22/10/1896). |
ACIMA: Provavelmente junto à estação
da cidade, a Cerâmica Tambaú estava ao lado da linha
em 1922 (teria desvios internos?). Notar a linha com pelo menos um
desvio, indicando que esse era o pátio da estação
(Acervo Ralph Mennucci Giesbrecht).
ACIMA: (Trecho de uma) carta de Lino Avancini para Sud Mennucci, enviada de Tambaú em 19/4/1937. Notar o cabeçalho de uma das inúmeras cerâmicas que a cidade possuía na época e certamente usuária dos trens da Mogiana
ACIMA: Em 1945, a cidade de Tambaú
queria os trens da Paulista (Folha da Manhã, 23/6/1945).
ACIMA: Acidente próximo à estação
de Tambaú em 1947 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A REPORTAGEM
INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 12/10/1947).
ACIMA: Em 1970, podemos ver no mapa as três linhas que existiam: uma vinha do sul do mapa, passava por dentro da cidade de Tambaú e se encontrava fora da cidade com a variante Lagoa-Tambaú, pronta desde o ano de 1959 e que aparece vindo do canto direito superior do mapa. Ela seguia então para o canto esquerdo superior no mapa e ali estava ainda em operação; logo ao sul dela, a variante Tambaú-Bento Quirino, ainda em construção para ser entregue em 1971. A estação de Tambaú-nova aparece ao norte da cidade e também funcionava desde 1959. Já a estação velha, dentro da cidade e junto à linha da Mogiana já abandonada e já não funcionava como tal (IBGE).
ACIMA: Casa de turma da ferrovia em 2019, recém reformada pela Prefeitura de Tambaú (Foto Luiz C. V. Lopes).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Edamon
Saursad; Nilson Rodrigues; Douglas Alexandre Bulhões; Humberto
Alvarenga Jr.; Hermes Y. Hinuy; Wanderley Duck; Folha da Manhã,
1945; O Estado de S. Paulo, 1891, 1947; E. F. Mogiana: relatórios
anuais, 1875-69; E. F. Mogiana: Album, 1910; E. F. Mogiana: listagem
oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Estação de Tambaú, início do século
20. Autor desconhecido |
A estação, em 1910. Foto do Álbum da Mogiana |
A estação por volta de 1910. Foto do Álbum
da Mogiana. Acervo Douglas Alexandre Bulhões e Humberto
Alvarenga Jr. |
A estação em atividade, talvez anos 1930. Foto
cedida por Hermes Y. Hinuy |
A estação de Tambaú, como escritório,
em 24/05/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A antiga estação em 17/04/2002. Foto Hermes Y.
Hinuy |
A estação em 15/12/2013. Foto Carlos R. Almeida |
Estação e plataforma em 20/03/2019. Foto Humberto Viola |
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Atualização:
29.07.2022
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