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Amparo
Três Pontes
Reversão
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ramal de Amparo-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1890-1966) |
TRÊS
PONTES
Município de Amparo, SP |
Ramal de Amparo - km 37,459 |
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SP-2938 |
Altitude: 685 m |
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Inauguração: 02.03.1890 |
Uso atual: posto de saúde (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Amparo foi o primeiro dos ramais construído pela Mogiana, em novembro
de 1875, ligando Jaguary (Jaguariúna) a Amparo. Em 1890, a Companhia
prolongou o ramal até Monte Alegre. Quando em 1945 a Mogiana alterou
o traçado da linha em Jaguariúna, o ramal continuou partindo da estação
nova, em local diferente da original. Em 1965, o tráfego de trens
foi suprimido entre Amparo e Monte Alegre, e, em 1967, o que sobrou
do ramal também foi extinto. Os trilhos foram retirados não muito
depois. Ao contrário de outras linhas, neste ramal todos os edifícios
das estações sobrevivem até hoje. |
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A ESTAÇÃO: Aberta no mesmo dia da inauguração do
prolongamento do ramal de Amparo até Monte Alegre,
Três Pontes era a estação de um bairro rural na divisa de
Amparo com Monte Alegre.
Tem esse nome porque na parte baixa da vila existiam três pontes
juntas, formando um triângulo, e a estação fica a cerca de 500 metros
desse ponto.
Em 16/9/1966, foi definitivamente fechada, no mesmo dia que o trecho
Amparo-Monte Alegre (*RM-1966).
Em 2016 era um posto de saúde, estando bastante desfigurada, mas
em bom estado de conservação. A posição desta estação
na cidade é bem curiosa: certamente, em volta do prédio
foram feitos aterros depois que a linha foi retirada - o que deve
ter ocorrido logo após o fechamento da estação
em 1967.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1890 a 1966. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
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1927
AO LADO: A ciade recebe iluminação publica (O Estado de S. Paulo, 4/8/1927). |
ACIMA:
Parece que as "três pontes" desapareceram em 1960 (Folha de S. Paulo, 4/12/1960)
ACIMA: Mapa do município de Amparo em 1960 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO MAIOR). Nele aparecem as estações de Amparo, Arcadas, Três Pontes e as de Alferes Rodrigues, Pantaleão e Brumado, estas três últimas no ramal de bitola estreita para Serra Negra (IBGE: Enciclopédias dos Municípios Brasileiros, 1960).
ACIMA:
A supressão de duas partes de dois ramais e de um ramal inteiro
acabou com o tráfego de trens de passageiros e cargueiros ao
mesmo tempo em 16/9/1966 em diversas estações, incluindo
Três Pontes (O Estado de S. Paulo, 31/8/1966).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; O Estado de S. Paulo,
1966; Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1900-69; Cia. Mogiana:
listagem oficial de estações, 1937; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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A estação, por volta de 1910. Autor desconhecido |
No pátio da estação de Três Pontes,
a locomotiva a vapor, c. 1950. Autor desconhecido |
A estação de Três Pontes em 16/10/1998.
Foto Ralph Giesbrecht |
A estação de Três Pontes em 16/10/1998.
Foto Ralph Giesbrecht |
A estação de Três Pontes em 24/11/2016.
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Atualização:
29.07.2022
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