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Arcadas
Amparo
Três Pontes
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Saída para o
ramal de Serra Negra:
Alferes Rodrigues
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ramal de Amparo-1935
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1875-1967) |
AMPARO
Município de Amparo, SP |
Ramal de Amparo - km 29,823 (1938) |
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SP-0922 |
Altitude: 657 m |
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Inauguração: 15.11.1875 |
Uso atual: Centro de lazer (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1938 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Amparo foi o primeiro dos ramais construído pela Mogiana,
em novembro de 1875, ligando Jaguary (Jaguariúna) a Amparo. Em 1890,
a Companhia prolongou o ramal até Monte Alegre. Quando em 1945 a Mogiana
alterou o traçado da linha em Jaguariúna, o ramal continuou partindo
da estação nova, em local diferente da original. Em 1965, o tráfego
de trens foi suprimido entre Amparo e Monte Alegre, e, em 1967, o
que sobrou do ramal também foi extinto. Os trilhos foram retirados
não muito depois. Ao contrário de outras linhas, neste ramal todos
os edifícios das estações sobrevivem até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Amparo foi inaugurada em 1875, dando nome ao ramal (ver caixa abaixo, de 1875). A estação foi
construída em terrenos cedidos gratuitamente pelo Comendador
Zeferino da Costa Guimarães (*RM-26/07/1874).
Em janeiro de 1875, após um artigo publicado em um jornal de Campinas (O Constitucional), a Mogiana decidiu construir a estação em local mais próximo da cidade do que o local inicialmente projetado. "Melhor teria sido no Pastinho" - dizia outra reportagem, mas o custo elevado dessa transferência seria um problema (cf. transcrições do jornal O Estado de S. Paulo, de 16 e 22/1/1875). A estação acabou sendo construída onde está hoje e, em 1938, ganhou um novo prédio, aparentemente no mesmo local da de 1875.
"Naqueles idos dos anos 1960, embarcávamos em Campinas
naqueles longos trens azul-amarelo e 30 km depois, descíamos
em Jaguariúna. Baldeação para Amparo, a composição já aguardava
pronta na linha 2 ou 3 uma locomotiva azul-amarela puxando um correio-bagageiro,
um carro de primeira e um de segunda classe, e às vezes, um vagão
de carga e um gaiola também. Meu tio era maquinista
das vaporosas e diesel dos ramais de Amparo e Socorro, e hoje, com
mais de 80 anos, ele afirma que a locomotiva diesel que ia de Jaguariúna
a Amparo era chamada pelos maquinistas por '60', acho que era uma
GL... Em Amparo, enquanto ocorria o embarque e desembarque de passageiros,
carga e descarga de encomendas e do correio, desengatavam a
locomotiva diesel e engatavam a vaporosa que seguia para o ramal de
Socorro, pois diziam que os trilhos e raio das curvas impediam que
a diesel chegasse até Socorro, atingida cerca de duas horas depois.
As estações eram edifícios tão caros a nós como eram a igreja da cidade,
nossa casa, a escola, etc. Quando desativaram o ramal de Socorro,
lembro-me que os mais idosos (eu tinha 13 anos) de Monte Alegre do
Sul diziam que seria o fim da cidade, tal era o amor a integração
pessoas-ferrovia: parentes ferroviários, meio de transporte para viagem
e para encomendas - até leitoas vivas para Ribeirão Preto nós embarcávamos
às vésperas do Natal - para enviar e receber telegramas"
(Ubirajara Inácio de Godói, Ribeirão Preto, 03/2003).
Em 01/04/1966, o depósito de locomotivas da estação foi fechado. Poucos
meses depois, em 16/09, o resto do ramal, até Monte Alegre,
foi extinto, juntamente com o ramal de Socorro.
Finalmente, a estação de Amparo foi fechada em 3/1/1967, junto
com o trecho Jaguariúna-Amparo, e transformada em agência rodoferroviária
pela Mogiana (*RM-1967). Dez anos depois, em 1977, esta agência
foi fechada.
Em 2016, o prédio era um centro de lazer. Já teve diversos
outros usos. Estava muitíssimo bem conservado. Fica junto ao centro
da cidade.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1875 a 1967. Na foto à esquerda, o trem do ramal está
possivelmente próximo a Pedreira. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
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1875
AO LADO: Amparo já limpava o terreno para construir o pátio e a estação (A Provincia de S. Paulo, 29/9/1875). |
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1875
AO LADO: A curiosidade para ver a locomotiva do ramal (A Provincia de S. Paulo, 16/10/1875). |
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1875
AO LADO: Notar a "casinhola" que serviria de etação... provisorial (A Provincia de S. Paulo, 16/10/1875). |
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1875
AO LADO: A pré-inauguração da linha com os diretores num vagão misto no dia 3 (A Provincia de S. Paulo, 7/11/1875). |
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1875
AO LADO: Convite oficial para a inauguração da linha no dia 15 (A Provincia de S. Paulo, 12/11/1875). |
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1875
AO LADO: O que se esperava para depois da inauguração da linha no dia 15 - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO (A Provincia de S. Paulo, 14/11/1875). |
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1875
AO LADO: Inauguração da linha até Amparo no dia 15 de novembro (3ª secção). A 1a era Campinas-Jaguary e a 2a era Jaguary-Mogi - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA VÊ-LO COMPLETO (A Provincia de S. Paulo, 19/11/1875). |
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1876
AO LADO: Trem descarrila no caminho para Amparo (A Provincia de S. Paulo, 23/1/1876). |
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1876
AO LADO: Novo horario dos trens prejudica o povo de Amparo - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA Vê-LO INTEIRO (A Provincia de S. Paulo, 22/1/1876). |
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1876
AO LADO: Criticas à Mogiana, que corta a rodovia existente em pedaços com sua linha. E onde ficava - ou fica - a localidade citada de - Fructal?- (A Provincia de S. Paulo, 22/3/1876). |
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1882
AO LADO: Amparo reclamava muito dos horarios dos trens de passageiros. Parece uqe a Mogiana não explicou poara eles que a cidade estava em um ramal, não no tronco que, nessa altura, já estava lá em São Simão (A Provincia de S. Paulo, 17/02/1882). |
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1883
AO LADO: A cidade é Amparo: reconhece-se que o tamanho da estação é pequeno para todos os serviços que ela presta (A Provincia de S. Paulo, 25/02/1883). |
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1886
AO LADO: Armazens de café de Amparo estão cheios em janeiro (A Provincia de S. Paulo, 10/10/1886). |
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1889
AO LADO: Choque e descarrilamento de trens em Amparo (A Provincia de S. Paulo, 5/5/1889). |
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1889
AO LADO: Acidente no km 22 do ramal em Amparo (A Provincia de S. Paulo, 10/9/1889). |
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1893
AO LADO: Muitos problemas da Mogiana em Amparo - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (O Estado de S. Paulo, 15/2/1893). |
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1894
AO LADO: Atropelamento na estação de Amparo (O Estado de S. Paulo, 29/7/1894). |
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1894
AO LADO: Greve em Amparo paralisa o ramal por dias (O Estado de S. Paulo, 28/8/1894). |
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1895
AO LADO: Desinfecção dos trens em Amparo, pelo motivo da epidemia de febre amarela em Campinas (O Estado de S. Paulo, 13/5/1895). |
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1897
AO LADO: Acidente na linha em Amparo (O Estado de S. Paulo, 22/1/1897). |
ACIMA: Os trens de Amparo para Monte Alegre em 1898 (O Estado de S. Paulo, 31/1/1898).
ACIMA: Mais trens para Monte Alegre em 1898 (O Estado de S. Paulo, 8/2/1898)
1899
AO LADO: Amparo reclama contra a desativação do trem das 12:10 da CP que ligava Campinas a Santos (O Estado de S. Paulo, 23/2/1899). |
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1900
AO LADO: Bandidos chegam pela estação e de lá são expulsos da cidade (O Estado de S. Paulo, 30/07/1900). |
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1902
AO LADO: Pedras contra os trens om Amparo (O Estado de S. Paulo, 12/4/1902). |
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1902
AO LADO: Acidente om Amparo (O Estado de S. Paulo, 05/05/1902). |
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1903
AO LADO: Atropelamento om Amparo (O Estado de S. Paulo, 12/4/1902). |
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1904
AO LADO: A mala postal expedida pela administração regional
seguia pela E. F. Ingleza até Jundiaí, em seguida até Campinas
pela Paulista, a dali pela Mogiana até Jaguary e ao destino
pelo ramal do Amparo. Acredito que esse carimbo era aposto
na correspondência que o estafeta ambulante ferroviário recolhia
ou processava no ramal (texto e reprodução Márcio
Protzner)
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1921
AO LADO: Preparando reformas na velha estação (O Estado de S. Paulo, 30/4/1923). |
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1923
AO LADO: Trens especiais
de Amparo para Serra Negra (O Estado de S. Paulo, 10/6/1923).
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1924
AO LADO: A notícia
é infelizmente pouco legível, mas trata-se do
tombamento de três carros de um trem misto em frente
a um clube da cidade de Amparo (O Estado de S. Paulo, 5/2/1924).
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1924
AO LADO: Trens especiais
de Amparo para Monte Alegre (O Estado de S. Paulo, 5/9/1924).
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1924
AO LADO: Acidente com morte
na linha do ramal em Amparo (O Estado de S. Paulo, 24/9/1924).
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1924
AO LADO: Mais trens especiais
de Amparo, agora Serra Negra (O
Estado de S. Paulo, 28/10/1924).
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1927
AO LADO: No mesmo dia
em que chegou o novo chefe da estação, aconteceu
a morte de uma pessoa atropelada próximo a ela
(O Estado de S. Paulo, 17/7/1927).
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1927
AO LADO: Dois meses mais tarde, chega outro chefe para a estação (O Estado de S. Paulo, 30/9/1927). |
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1927
AO LADO: Por que a sala de espera está fechada? (O Estado de S. Paulo, 8/10/1927). |
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1931
AO LADO: Trem misto para
Socorro voltam depois de três meses (O
Estado de S. Paulo, 31/1/1931).
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1932
AO LADO: Novos horarios de trens para Socorro e Serra Negra (O
Estado de S. Paulo, 30/11/1932). |
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1933
AO LADO: O chefe da estação é trocado com o de Franca (O
Estado de S. Paulo, 21/1/1933). |
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1933
AO LADO: Trens especiais para a festa em Monte Alegre (O Estado de S. Paulo, 16/7/1933). |
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1933
AO LADO: Uma jardineira de linha na rota de Amparo (O Estado de S. Paulo, 16/7/1933). |
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1933
AO LADO: Ainda sobre a jardineira de linha na rota de Amparo (O Estado de S. Paulo, 16/7/1933). |
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1933
AO LADO: Ainda sobre a jardineira de linha na rota de Amparo (O Estado de S. Paulo, 27/12/1933). |
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1933
AO LADO: Coincidencia ou não, auto-onibus de luxo para Campinas eram anunciados em Amparo (O Estado de S. Paulo, 30/12/1933). |
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1934
AO LADO: No primeiro dia do ano, a jardineira da Mogiana começou a funcionar (O Estado de S. Paulo, 5/1/1934). |
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1934
AO LADO: Novos horarios de trens Amparo-Socorro (O Estado de S. Paulo, 24/3/1934). |
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1934
AO LADO: A jardineira da Mogiana agora é diária (O Estado de S. Paulo, 7/6/1934). |
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1934
AO LADO: Redução dos preços para a jardineira Amparo-Campinas (O Estado de S. Paulo, 7/6/1934). |
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1934
AO LADO: Mais trens especiais para Monte Alegre (O Estado de S. Paulo, 19/7/1934). |
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1935
AO LADO: E ainda mais trens especiais para Monte Alegre (O Estado de S. Paulo, 23/7/1935). |
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1940
AO LADO: Novos horarios para os trens em Anparo (O Estado de S. Paulo, 5/7/1940). |
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1940
AO LADO: E ainda mais trens especiais para Monte Alegre (O Estado de S. Paulo, 3/8/1940). |
ACIMA:
Em foto de cartão postal, provavelmente
dos anos 1950, Kelso Medici coloca as posições
dos prédios no pátio ferroviário de Amparo e
também a saída do ramal para Serra Negra (Autor desconhecido;
diagrama Kelso Medici).
ACIMA: Mapa do município de Amparo em 1960 (CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO MAIOR). Nele aparecem as estações de Amparo, Arcadas, Três Pontes e as de Alferes Rodrigues, Pantaleão e Brumado, estas três últimas no ramal de bitola estreita para Serra Negra (IBGE: Enciclopédias dos Municípios Brasileiros, 1960).
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2014
AO LADO: Ubirajara Inacio de Godoi, set/2014.
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Meu pai José Inácio de Godoi foi pracinha
da FEB na II Guerra e foi para a Itália quando fazia o serviço
militar no Batalhão de Infantaria de Caçapava. Ele retornou
em 06 de agosto de 1945 junto com outros ex-combatentes da
regiãp de Amparo. Logo após desembarcarem na estação
de Amparo do trem da Mogiana que os trouxe de Campinas, em
meio à euforia, foram carregados nos ombros pelos amparenses
e uma procissão foi organizada para que os ex-combatentes
carregassem os andores até a Igreja Matriz de Amparo (uma
foto do acervo do jornal O Comércio mostra meu pai carregando
o andor de Nossa Senhora Aparecida). Em seguida, meu pai foi
para Monte Alegre do Sul, sua cidade natal, pois era dia de
Festa do Senhor Bom Jesus, e ocorreram novas manifestações
de alegria de milhares de romeiros e da população monte-alegrense.
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Odilio Pereira de Queiroz Neto; João Carlos Reis Pinto; Daniel
Gentili; Hermes Hinuy; Elias Vieira; Kelso Medici; Ubirajara Inácio
de Godói; Marcio Protzner; Nilson Rodrigues; Rose Mary de Souza;
O Estado de S. Paulo, 1923, 1924 e 2000; Cia. Mogiana: Relatórios
anuais, 1872-1969; Cia. Mogiana: Álbum, 1910; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Pátio da estação em 1910. Foto do álbum
da Mogiana, cedida por Nilson Rodrigues |
A estação de Amparo,sem data. Autor desconhecido |
A estação de Amparo atual, sem data. Autor desconhecido |
A estação lotada aguarda o último trem.
Seria 1966, com o último trem para Socorro, ou 1967,
com o último para Jaguariúna? Foto cedida por
Hermes Hinuy |
Lado da plataforma da estação de Amparo (16/10/1998).
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação em 16/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A fachada da estação em 16/10/1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Fachada da estação. Foto publicada no O Estado
de S. Paulo de 25/2/2000, por Rose Mary de Souza/AE |
A estação em 11/2002. Foto Elias Vieira |
A estação em 11/2002. Foto Elias Vieira |
A estação em 11/2002. Foto Elias Vieira |
A estação em 6/2010. Foto João Carlos Reis
Pinto |
A ex-estação em 23/11/2016. Foto Odilio
Pereira de Queiroz Neto |
A ex-estação em 3/1/2020. Foto Alberto Goro Yamamoto
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Atualização:
25.06.2023
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