|
 |
...
(1898-)
Araraquara
Tutóia
Cezario Bastos
...
Tronco EFA-1970
IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
...
|
 |
|
|
|
E. F. Araraquara
(1914-1971)
FEPASA (1971-1998) |
TUTÓIA
Município de Araraquara, SP |
Linha-tronco - km 6,858 |
|
SP-2931 |
Altitude: 719 m |
|
Inauguração: 01.01.1914 |
Uso atual: abandonada (2015) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido
o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas
financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente
em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada
até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando
a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná.
Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m,
totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada
pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente
até São José do Rio Preto, circularam até março
de 2001, quando foram suprimidos. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tutóia foi aberta em 1914.
Foi desativada entre os anos 1970 e 1980 e serviu por muitos anos
como residência. Os seus desvios ainda tinham muitos vagões estacionados,
e existiam várias casas da vila, em volta ocupadas, outras depredadas.
O local é muito pobre, perto da divisa dos municípios de Araraquara
e de Américo Brasiliense.
No meio do mato ainda existiam em 2009 restos de uma
ligação entre os trilhos da EFA e da CP construída
certamente depois de 1955, quando a EFA alargou sua bitola, ou ainda
talvez em 1967, quando a CP passou a administrar a EFA, quatro anos
antes de todas se unirem na FEPASA.
O pátio da estação de Tutoia foi entregue,
depois de anos de obras, muito aumentado, tanto em área quanto
em número de desvios e totalmente modificado em 2015,
quando terminaram a obra de ligação entre as estações
do Ouro e dela própria, passando por fora da cidade
e eliminando o pátio central de Araraquara da linha.
A pequenina estação, já abandonada, ainda permanecia
jogada num canto do pátio em 2015, sem serventia alguma. Era
um milagre que não tenha sido demolida. O novo pátio já
estava em uso em 2016.
|
1925
À ESQUERDA: Acidente próximo
a Tutoia (O Estado de S. Paulo, 8/9/1925).
|

|
1958
À ESQUERDA: Tutoia chegou
mesmo a ter este trem de subúrbio anunciado na reportagem
ao lado de 1958?
Não consegui nenhuma prova que dissesse que o fato
se concretizou (Folha da Manhã, 19/7/1958).
|

ACIMA: Trem da ALL passa por Tutóia
no sentido Araraquara, em 29/11/2008 (Foto Diogo Bronzatti).

ACIMA: Pátio de Tutoia 85% pronto
em junho de 2013 (Foto Facebook, autor desconhecido, postada
em 30/6/2013).

ACIMA: Pátio de Tutoia em 23/5/2015 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; César
Sacco; Diogo Bronzatti; Gleizer Oliveira; Facebook, 2013; O Estado
de S. Paulo, 1925; Folha da Manhã, 1958;
EFA: Relatórios anuais, 1950-1966; EFA:
Relação oficial de estações, 1938; IBGE,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Tutóia em 1987. Foto César
Sacco |

Estação de Tutóia em 1987. Foto César
Sacco |

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht |

Placa da estação na plataforma; ao fundo, as casas
da antiga vila ferroviária (16/09/2000). Foto Ralph M.
Giesbrecht |

A plataforma oposta à estação em 29/01/2004.
Foto Ralph M. Giesbrecht |

A estação em 29/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.03.2019
|
|