A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
(1898-)
Araraquara
Tutóia
Cezario Bastos
...

Tronco EFA-1970

IBGE-1956
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2015
...

 
E. F. Araraquara (1914-1971)
FEPASA (1971-1998)
TUTÓIA
Município de Araraquara, SP
Linha-tronco - km 6,858   SP-2931
Altitude: 719 m   Inauguração: 01.01.1914
Uso atual: abandonada (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro de Araraquara (EFA) foi fundada em 1896, tendo sido o primeiro trecho aberto ao tráfego em 1898. Em 1912, já com problemas financeiros, a linha-tronco chegou a São José do Rio Preto. Somente em 1933, depois de ter sido estatizada em 1919, a linha foi prolongada até Mirassol, e em 1941 começou a avançar mais rapidamente, chegando a Presidente Vargas em 1952, seu ponto final à beira do rio Paraná. Em 1955, completou-se a ampliação da bitola do tronco para 1,60m, totalmente pronta no início dos anos 60. Em 1971 a empresa foi englobada pela Fepasa. Trens de passageiros, nos últimos anos somente até São José do Rio Preto, circularam até março de 2001, quando foram suprimidos.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Tutóia foi aberta em 1914.

Foi desativada entre os anos 1970 e 1980 e serviu por muitos anos como residência. Os seus desvios ainda tinham muitos vagões estacionados, e existiam várias casas da vila, em volta ocupadas, outras depredadas. O local é muito pobre, perto da divisa dos municípios de Araraquara e de Américo Brasiliense.

No meio do mato ainda existiam em 2009 restos de uma ligação entre os trilhos da EFA e da CP construída certamente depois de 1955, quando a EFA alargou sua bitola, ou ainda talvez em 1967, quando a CP passou a administrar a EFA, quatro anos antes de todas se unirem na FEPASA.

O pátio da estação de Tutoia foi entregue, depois de anos de obras, muito aumentado, tanto em área quanto em número de desvios e totalmente modificado em 2015
, quando terminaram a obra de ligação entre as estações do Ouro e dela própria, passando por fora da cidade e eliminando o pátio central de Araraquara da linha.

A pequenina estação, já abandonada, ainda permanecia jogada num canto do pátio em 2015, sem serventia alguma. Era um milagre que não tenha sido demolida. O novo pátio já estava em uso em 2016.

1925
À ESQUERDA: Acidente próximo a Tutoia (O Estado de S. Paulo, 8/9/1925).

1958
À ESQUERDA: Tutoia chegou mesmo a ter este trem de subúrbio anunciado na reportagem ao lado de 1958? Não consegui nenhuma prova que dissesse que o fato se concretizou (Folha da Manhã, 19/7/1958).

ACIMA: Trem da ALL passa por Tutóia no sentido Araraquara, em 29/11/2008 (Foto Diogo Bronzatti).

ACIMA: Pátio de Tutoia 85% pronto em junho de 2013 (Foto Facebook, autor desconhecido, postada em 30/6/2013).

ACIMA: Pátio de Tutoia em 23/5/2015 (Foto Ralph M. Giesbrecht).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; César Sacco; Diogo Bronzatti; Gleizer Oliveira; Facebook, 2013; O Estado de S. Paulo
, 1925; Folha da Manhã, 1958; EFA: Relatórios anuais, 1950-1966; EFA: Relação oficial de estações, 1938; IBGE, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Estação de Tutóia em 1987. Foto César Sacco

Estação de Tutóia em 1987. Foto César Sacco

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 16/09/2000. Foto Ralph M. Giesbrecht

Placa da estação na plataforma; ao fundo, as casas da antiga vila ferroviária (16/09/2000). Foto Ralph M. Giesbrecht

A plataforma oposta à estação em 29/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 29/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht
   
     
Atualização: 06.03.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.