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Usina
Evangelina
Estação 28
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ramal de R. Preto-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. São
Paulo-Minas (1928-1964) |
EVANGELINA-SPM
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Ramal de Ribeirão Preto - km 63,164
(1960) |
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SP-4079 |
km 13,500 (de Ribeirão Preto) |
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Inauguração: 01.05.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Ribeirão Preto, da São Paulo-Minas, foi inaugurado em 1928, pelos
novos proprietários da linha, a Usina Metalúrgica Epitácio Pessoa,
para transportar minérios entre Ribeirão Preto e Minas Gerais. O ramal
se encontrava com a linha-tronco em Serrinha (depois Ipaúna). Em 1929,
a usina faliu e a ferrovia foi desativada. Embora o tronco tenha sido
reativado em 1934, o ramal somente o foi em 1944. Entre 1961 e 1964,
o ramal foi cortado em dois pela variante Bento Quirino-Entroncamento,
da Mogiana, e o trecho entre Ribeirão Preto e Evangelina foi desativado.
O ramal passou a sair de Evangelina, agora uma estação nova na linha
nova da Mogiana. Em 1968, a linha da SPM entre Bento Quirino e Ipaúna
foi suprimida e o ramal passou a integrar a linha principal, administrada
agora pela Mogiana. Em 1971, a Fepasa incorporou a linha, e extinguiu
seus trens de passageiros em 1976. A linha ficou ativa para cargas
até os anos 1990, quando foi abandonada. Em fins de 2000, o trecho inicial
entre Evangelina e Biagípolis foi reativado para cargas, mas em 2018 toda a linha estava já no mais completo abandono. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Evangelina, também chamada de Evangelina-velha, em
confrontação com a Evangelina-nova, do tronco novo da Mogiana,
foi inaugurada com o ramal da SPM, em 1928.
Foi desativada
na erradicação do trecho por causa da alteração do tronco da
Mogiana, em 1964.
Em 8/2/1964, uma petição do prefeito W. Gasparini
à diretoria da São Paulo-Minas pedia que não fosse demolida a estação,
onde já estava funcionando uma escola municipal, com quase 50 alunos
(Jornal Diário da Manhã, Ribeirão Preto, 12/04/1964).
"Dessa
estação não restou nada, e, segundo um seu antigo chefe, plantaram
laranja por cima. Evangelina era o nome
da mãe do construtor do ramal e este, por incrível que pareça, ainda
estava vivo em 1991! Por ali passava o trem de passageiros para São
Sebastião do Paraíso, que segundo um antigo usuário era apelidado
de "Goiaba" porque atravessava um grande centro produtor desta fruta"
(Rodrigo Cabredo, 1999).
O nome da estação, finalmente demolida,
acabou sendo conservado em uma estação da Mogiana, no seu novo tronco (1964)
que contornava a cidade de Ribeirão Preto pelo leste, perto
do bairro de Vila Abranches (que, aliás, deveria ter sido o
nome dessa nova estação, mas acabou sendo preterido). As duas estações,
a velha e a nova, ficavam distantes uma da outra.
(Ver também EVANGELINA-NOVA)
CLIQUE
AQUI PARA VER O ÍNDICE DAS ESTAÇÕES DA SPM EM
VÁRIAS ÉPOCAS
ACIMA: A ligação original de Ribeirão Preto a Evangelina, existente entre 1928 e 1965 - velha (mapa traçado em 2019 por Rodrigo Flores).
ACIMA: Locomotiva vaporeira da São Paulo
e Minas no pátio da estação de Evangelina no
ano de 1953 (Autor desconhecido, cessão Rodrigo Flores).
ACIMA: Recolocação de pedras na linha em Evangelina em fevereiro de 1953 (Autor desconhecido).
ACIMA: Locomotiva (parede ser da Mogiana) em Evangelina-velha (estação vista ao fundo, à direita) nos anos 1960 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Mauro
Theodoro de Souza; Rodrigo Cabredo; Rodrigo Flores; E. F. São
Paulo-Minas: Relatórios anuais, 1960-68; Mogiana: Relatórios
anuais, 1968-1970; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Evangelina, por volta de 1963, à
esquerda da foto, acima; na foto à direita, a estação
está à direita. Acervo Mauro Theodoro de Souza |
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Atualização:
04.06.2019
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