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Lençóis Paulista
Virgílio Rocha
Bom Jardim
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saída para o ramal de Borebi: Borebi
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ramal de Bauru-1935
IBGE - 1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Sorocabana Railway
(1917-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
VIRGÍLIO
ROCHA
Município de Lençóis
Paulista, SP |
Ramal de Bauru - km 392,339; km
380,322 (1934); km 352,046 (1960) (*) |
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SP-2973 |
Altitude: 609 m |
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Inauguração: 10.11.1917 |
Uso atual: em ruínas (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1917 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano.
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel)
que saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da
navegação fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888.
Quando a Ituana foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta
alterou radicalmente o ramal de São Manuel, usando parte dela para
fazer uma linha que ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião
Júnior), logo após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera
cidade de Bauru. Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá.
A linha chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu
até hoje, com algumas retificações feitas nos anos 1960, unindo as
linhas da Paulista, da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em
1976, o trem de passageiros foi suprimido na linha, mas os trens de
carga mantém-na ativa até hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1922 |
1.684 |
1934 |
3.320 |
1942 |
3.487 |
1943 |
4.757 |
1944 |
5.161 |
1945 |
4.909 |
1951 |
8.711 |
A ESTAÇÃO: A estação
de Virgílio Rocha foi inaugurada em 1917 (há literaturas
que dão a data de 19 de dezembro, e não 10 de novembro), para
servir como saída para o ramal de Borebi, aberto nesse mesmo
ano.
Em 1934, foi classificada como posto telegráfico de categoria
A (*).
Por muito tempo existiu junto à estação uma pedreira
da Sorocabana com um britador. "O britador existente próximo
à estação de Virgilio Rocha funcionou em regulares
condições, fornecendo pedra para p reforço da
linha nas 6as e 7as dependências (da ferrovia)" (Relatório
da E. F. Sorocabana para 1942).
O prédio tinha um anexo de madeira, provavelmente um depósito,
acoplado à estação de alvenaria.
O ramal funcionou até 1962, quando foi desativado.
Depois, a estação serviu por um bom tempo como moradia. Ela ficava
em 1998 atrás de um condomínio de chácaras, que ficava entre ela e
a via Marechal Rondon (SP-300).
Em 2003, a estação já estava mal conservada, e o antigo anexo
de madeira já havia sido desmontado. Em março de 2009,
o mato já cobria a plataforma e a estação estava
abandonada. Em 2018, estava em ruínas.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1917 e 1976. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
ACIMA: Locomotiva Krupp da Sorocabana, anos
1960.
ACIMA: Pessoas na estação em 1969 (Fotos: Cessão Adriano Martins).
ACIMA e ABAIXO: Triângulo de reversão em Virgilio Rocha (ver à esquerda, no mapa). (Acervo
Rafael Nogueira. Data dos desenhos desconhecida).
ACIMA: Imagem do abandono na estação, já desativada, em foto de 1983 . Notar que ainda havia carros de passageiros, provavelmente também abandonados, no triângulo ao fundo, na foto(acervo José Santo Martinelli).
* Segundo o Relatório Anual de 1934 da
EFS, "À categoria A ficaram pertencendo os
diversos postos que funccionavam como si fossem estações
de 4a classe, isto é, onde, além do serviço
de trens, havia venda de bilhetes, despachos de encommendas,
bagagens, mercadorias, animaes, valores e serviços
telegraphico, em trafego proprio e mutuo, com os fretes calculados
pela propria distancia".
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Adriano Martins; Acervo José Santo Martinelli; Leandro, Gouveia;
José H. Bellorio; Relatórios anuais da Sorocabana, 1915-69;
IBGE, 1973; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht; ) |
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A estação em 1983. Acervo José Santo Martinelli |
A estação de Virgílio Rocha, em 20/05/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Virgílio Rocha, em 20/05/1999.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Virgílio Rocha, em 29/03/2001.
Foto José H. Bellorio |
Barracão ao lado da estação de Virgílio
Rocha, em 29/03/2001. Foto José H. Bellorio |
A estação de Virgílio Rocha, em 29/03/2001.
Foto José H. Bellorio |
A estação em 04/2003, já sem o anexo de
madeira. Foto Adriano Martins |
A estação já abandonada, em 2008. Foto
Adriano Martins |
A estação em ruínas, em 2018. Foto Adriano
Martins |
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Atualização:
07.11.2022
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