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Barra Grande
Oliveira Coutinho-velha
Cerqueira César
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Tronco EFS - 1970
IBGE-1956
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2000
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E. F. Sorocabana
(1910-1953) |
OLIVEIRA
COUTINHO
(antiga SANTANA)
Município de Cerqueira César,
SP |
Linha-tronco original - km 412,363 (1924);
km 399,575 (1934) (*) |
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SP-0740 |
Altitude: 730 m |
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Inauguração: 01.08.1910 |
Uso atual: provavelmente demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1920 |
(*) As quilometragens
foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Oliveira Coutinho foi aberta em 1910 com o nome de Sant'Anna.
Deveria ser um prédio provisório, pois,
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1926
- Extensão dos desvios para 380 m
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em 1920, o relatório do Governo sobre a E. F. Sorocabana,
Informações da Commissão Fiscal, São Paulo,
1920, informava que "ainda não executaram, até
hoje (1920), diversas obras incluídas no orçamento geral
para 1914, como sejam os edifícios para as estações
de Toledo e Oliveira Coutinho, que ainda figuram entre as obras a
serem feitas em 1918". Um novo edifício para a estação foi
entregue em 1920, depois de ter a construção iniciada
em 1918. Atendia ao horto do mesmo nome, da Sorocabana. Em 1942, é
citada pela EFS a "construção de uma variante,
nas proximidades da estação de Oliveira Coutinho, com
a extensão de 2.500 m, para reduzir a rampa existente de 2%,
que constituía um ponto crítico no trecho, obstáculo
à tração dos trens" (Relatório
da E. F. Sorocabana de 1942). Seria esta a variante citada a seguir
ou seria ela outra? Com a retificação da linha num trecho curto (sem
data identificada, anos 1950), a estação ficou fora dos trilhos, mas
bem próxima, a apenas 30 metros da nova. Em 1986, enquanto a estação
que a substituiu já havia sido demolida, a "velha", de 1920, ainda
estava de pé. (Veja também OLIVEIRA
COUTINHO-NOVA)
(Fontes: E. F. Sorocabana: Informações
da Commissão Fiscal, São Paulo, 1920; E. F. Sorocabana:
relatórios anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; Mapa - Acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação velha, desativada havia mais de vinte
anos, ainda de pé em 1986. Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, 1986 |
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Atualização:
06.11.2016
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