|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1932-1959) |
BREJÃO
Município de Santa Cruz das Palmeiras,
SP |
Linha-tronco original - km 194,297 (1938) |
|
SP-1034 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 01.12.1932 |
Uso atual: demolida depois de 2000 |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Mogiana teve o primeiro trecho inaugurado em 1875, tendo chegado
até o seu ponto final em 1886, na altura da estação de Entroncamento,
que somente foi aberta ali em 1900. Inúmeras retificações foram feitas
desde então, tornando o leito da linha atual diferente do original
em praticamente toda a sua extensão. Em 1926, 1929, 1951, 1960, 1964,
1971, 1973 e 1979 foram feitas as modificações mais significativas,
que tiraram velhas estações da linha e colocaram novas versões nos
trechos retificados. A partir de 1971 a linha passou a ser parte da
Fepasa. No final de 1997, os trens de passageiros deixaram de circular
pela linha. |
|
A ESTAÇÃO: Depois da abertura
de Baldeação, em 1913, que passou a cumprir as
suas antigas funções, e com vantagens, a estação
de Lage, muito próxima, acabou por, aos poucos, perder
sua importância, até ser fechada, em 1/12/1932, "pois,
distando pouco mais de 1 km de Baldeação, e tendo sido
proporcionado ao público acesso a esta estação,
o que anteriormente não existia, a estação se
tornou desnecessária, sendo a sua denominação
aproveitada para o posto telegráfico instalado no km 198".
Os aparelhos telegráficos e de staff elétrico da estação
da Lage foram para o posto da Lage (Relatório
Mogiana, 1932).
O antigo prédio da estação foi reformado, transformando-se
em casa de turma, onde foram morar vários funcionários
que trabalhavam na estação de Baldeação;
a plataforma foi demolida, pois não era mais necessária.
No então km 198, mais à frente e antes da estação
de Coronel José Egídio, foi aberto no mesmo dia
um posto telegráfico com o mesmo nome: Lage. Em 01/09/1937,
o posto teve o nome alterado para Brejão. Note que,
em 1938, a quilometragem do posto já era outra (194,297).
Em 1959, a linha foi transferida para mais longe, no trecho entre
Coronel Correa-nova e Coronel José Egídio.
Foi construída em madeira numa época de economia dentro
da semi-falida Companhia Mogiana e, em 1959, foi fechada (*RM-1959),
devido à retificação da linha entre Coronel
Correa-nova e Tambaú.
Em 2000, a estação ainda existia, em ruínas,
à frente da colônia Santo Antonio, na fazenda
Palmar. Depois, a estação foi totalmente demolida.
(Agradecimentos especiais a Luiz Affonso Mendes, o Dudízio,
e a seu filho, Luiz Affonso Mendes Jr., o Ju, pela "descoberta"
e por nos ter levado até o local).
(Veja também LAGE, SANTA VERIDIANA e BALDEAÇÃO
|
|
|
|
A estação de Brejão, em 7/11/2000. Ao fundo,
outra casinha da vila, esta habitada. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Brejão, em 7/11/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Brejão, em 7/11/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
A estação de Brejão, em 7/11/2000. Foto
Ralph M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.12.2019
|
|