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E. F. de Ilhéus
a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
ARITAGUÁ
(antiga ÁGUA BRANCA)
Município de Ilhéus, BA |
E. F. Ilhéus (tronco) - km 14,585
(1960) |
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BA-4177 |
Altitude: 6 m |
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Inauguração: 1910 |
Uso atual: em pé - uso não conhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Água Branca foi inaugurada em 1910, pela The State
Of Bahia South Western Railway Company Limited, ou, na época,
como também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista.
Embora haja trabalhos que afirmem a inauguração do trecho
de Ilhéus a Água Branca e mais um pouco
à frente em 1907, é certo que, nesse ano, a construção
apenas mal havia se iniciado.
A abertura da linha em 1910 foi provisória,
autorizada pelo Governo da Província da Bahia, e o trecho aberto
ia de Ilhéus quase até Rio do Braço,
em junho de 1910, com uma extensão aproximada então
de 35 km (seria até pouco depois da estação do
Lavapés).
Como as quilometragens
citadas no relatório do Estado diferem das quilometragens oficiais
de 1960 (do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960),
há sempre dúvidas acerca de qual seria o trecho exato
a ser aberto.
Nos anos 1940, o nome da estação e do local foram alterados para Aritágua.
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964.
Segundo o estudo de Manoel Ursino Tenório de Azevedo
Junior: Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico
cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus,
Bahia (2005), a estação ainda estava de pé em
2005, mas não citava suas condições ou seu uso.
Veja também os trens
da E. F. de Ilhéus
ACIMA: A estação de Aritaguá
no mapa dos anos 1950. Notar o trecho da linha principal da ferrovia
acompanhando o rio da Almada (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, volume VI, 1958).
ACIMA: O bairro de Aritaguá
em janeiro de 2008. Para quem não conhece o local, como eu,
é difícil saber onde está a antiga estação.
A linha da E. F. Ilhéus, no entanto, passava certamente entre
o morro e o rio... (Site www.catucadas.blogspot.com).
(Fontes:
Paulo Miled; Juarez Dioclecio; Frederico Costacurta; Roosevelt Reis; Manoel Ursino Tenório
de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos
da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto
da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia, 2005; Catucadas.blogspot.com;
IBGE: (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Aritágua em 1993. Foto Paulo
Miled |
A antiga estação de Aritágua. Foto
Manoel Ursino Tenório
de Azevedo Junior em 2005 |
A antiga estação em 27/8/2010. Foto Frederico
Costacurta |
A antiga estação em 2018. Foto Juarez
Dioclecio |
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Atualização:
09.05.2019
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