|
|
E. F. de Ilhéus
a Conquista (1910-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
SAMBAITUBA
Município de Ilhéus, BA |
E. F. Ilhéus (tronco) - km 20,434
(1960) |
|
BA-4180 |
Altitude: 5 m |
|
Inauguração: 1910 |
Uso atual: em pé - uso não conhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sambaituba foi inaugurada em 1910, pela The State Of
Bahia South Western Railway Company Limited, ou, na época,
como também era chamada, a E. F. de Ilhéus a Conquista.
A abertura foi provisória, autorizada pelo Governo do Estado
da Bahia, e o trecho aberto ia de Ilhéus quase até
Rio do Braço, em junho de 1910, com uma extensão
aproximada então de 35 km (seria até pouco depois da
estação do Lavapés).
Como as quilometragens
citadas no relatório do Estado diferem das quilometragens oficiais
de 1960 (do Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960),
há sempre dúvidas acerca de qual seria o trecho exato
a ser aberto.
Segundo
Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior: Viajando nos trilhos
da história: roteiro turístico cultural no antigo trajeto
da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia
(2005), a estação de Sambaituba ainda está
de pé, mas não cita suas condições ou
seu uso atual.
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964.
Veja
também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA: A estação de Sambaituba no
mapa dos anos 1950, na curva de leste para sul do rio da Almada (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, volume VI, 1958).
ACIMA: O bairro
de Sambaituba em janeiro de 2008. Para quem não conhece o local,
como eu, é difícil saber onde está a antiga estação,
mas ela está ali (Site www.catucadas.blogspot.com).
(Fontes:
Manoel Ursino Tenório de Azevedo Junior:
Viajando nos trilhos da história: roteiro turístico
cultural no antigo trajeto da estrada de ferro de Ilhéus, Bahia,
2005; IBGE: (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
volume VI, 1958; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
|
|
|
|
A estação em 2005. Foto Manoel Ursino
Tenório de Azevedo Junior |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
09.05.2019
|
|