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E. F. de Ilhéus
a Conquista (1913-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
ITABUNA
Município de Itabuna, BA |
E. F. Ilhéus (tronco) - km 59,000
(1960) |
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BA-3916 |
Altitude: 53 m |
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Inauguração: 08.1913 |
Uso atual: demolida? |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: Desde outubro
de 1911 a The State Of Bahia South Western Railway Company Limited,
concessionária da estrada, estabeleceu, com previa autorização
do Governo, o tráfego provisório entre as cidades de
Ilhéus e Itabuna num percurso de 59 quilômetros.
Mas somente a 21 de agosto de 1913, quando a linha estava em ordem
e, como as obras de arte, se concluíram as estações,
foi essa ferrovia inaugurada pela abertura do tráfego definitivo
(Mensagem do Governador da Bahia, 1914, p. 94-95).
A estação
de Itabuna foi, pois, inaugurada em 1913. "Seu apito
estridente fez tremer a terra, alegrando os meninos, impressionando
as mocinhas, surpreendendo os velhos mateiros, afugentando os animais
e colocando a cidade nos trilhos. Itabuna finalmente passava a ser
servida pelo transporte moderno. O trem chegou para servir aos vinte
mil habitantes da nova terra do cacau. O populacho entrava pelas rodas
das locomotivas, com aplausos de muitos e restrições de poucos. Esses
poucos diziam: 'eu é que não vou trocar o meu cavalo bom por este
cavalo de ferro'. Tertuliano Guedes de Pinho externava a sua opinião
favorável, elogiava os ingleses, donos da estrada de ferro, sem pronunciar-lhe
os nomes porque não acertava. Henrique Félix e José de Aguiar eram
formalmente adversários do trem de ferro, que chamavam de invenção
da 'peste'. Da peste porque pela estrada a polícia chegava com mais
facilidade e eles se dedicavam ao cangaço, possuíam jagunços, tomavam
empreitadas, as mais desgraçadas, e temiam a polícia. Pouco dias depois,
uma criança pescava no rio Cachoeira quando ouviu um rapaz e uma moça
combinando para fugir no trem. No dia seguinte se deu a notícia de
que um casal havia fugido no trem de ferro da antiga Tabocas, embalados
por um amor de pecado e correndo das perseguições paternas. Ele era
um palhaço de circo e ela uma moça da sociedade. Eles foram o primeiro
casal a fugir no trem" (Fontes: Carlos Pereira Filho, "Terras
de Itabuna").
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964. A estação
parece ter sido demolida.
Veja
também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA: A estação de Itabuna, sem data
(Autor desconhecido - Correio Itajuipense).
ACIMA: Mapa do município de Itabuna em
1958 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, 1958). |
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A estação de Itabuna, provavelmente nos anos 1950.
Autor desconhecido |
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Atualização:
09.05.2019
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