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E. F. de Ilhéus
a Conquista (1911-1950)
E. F. de Ilhéus (1950-1964) |
MUTUNS
Município de Itabuna, BA |
E. F. Ilhéus (tronco) - km 50,246
(1960) |
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BA-3917 |
Altitude: 66 m |
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Inauguração: 26.01.1906 |
Uso atual: moradia (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
Ilhéus-Itabuna foi aberta em 1910 em seu primeiro trecho, por
investidores ingleses da The State Of Bahia South Western Railway
Company Limited, com a idéia de alcançar Conquista
(Vitória da Conquista). O primeiro ramal, o de Água
Preta (Uruçuca), que partia da estação de Rio
do Braço, foi aberto ao tráfego em 1914 e estendido
até Poiri em 1931. Em 1918 um outro ramal tem iniciada a sua
construção, estendendo-se até Itajuípe,
aonde chegou em 1934. Foram as máximas extensões da
ferrovia, que jamais se comunicou com outras do estado da Bahia ou
com a Bahia-Minas, apesar de diversos projetos nesse sentido que jamais
saíram do papel. Em 1950, os ingleses repassaram a estrada
ao Governo, que mudou o nome para E. F. de Ilhéus. A estrada
jamais chegou a Conquista, pelo que se diz, pelo fato de os ingleses
já estarem satisfeitos com o que arrecadavam somente com a
linha já existente. Em 1963, já estava decadentíssima
a ferrovia, que em 1965 já não mais funcionava. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mutuns foi inaugurada em 1906 (de acordo com a fotografia
do Arquivo Nacional, mas é citado também o ano de 1911),
pela The State Of Bahia South Western Railway Company Limited,
ou, na época, como também era chamada, a E. F. de
Ilhéus a Conquista.
A abertura foi provisória, como
o foi a do primeiro trecho sete meses antes, autorizada pelo Governo
do Estado da Bahia, e o trecho aberto desta vez, chamado na época
de ramal da Almada, tinha apenas 5 km até a estação
de Mutuns, e também o do sub-ramal do Mocambo
- nome da época para o primeiro trecho aberto do futuro ramal
de Poiri.
Mutuns ficaria algum
tempo como ponta do que seria a linha principal da ferrovia.
Como as quilometragens citadas no relatório do Estado diferem
das quilometragens oficiais de 1960 (do Guia Geral de Estradas
de Ferro do Brasil de 1960), há sempre dúvidas acerca
de qual seria o trecho exato a ser aberto, mas tudo indica que era
de Rio do Braço a Mutuns, inclusive por outros
estudos.
A estação e o ramal foram fechados pelo RI-3149 de 27 de maio de 1964.
A estação estava servindo como moradia em 2011.
Já o depósito estava em ruínas.
Veja
também os trens da E. F. de Ilhéus
ACIMA:
Mapa do município de Itabuna em 1958. A estação
de Mutuns aparece bem ao norte, próxima da divisa com Ilhéus
(mapa da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume
VI, 1958).
(Fontes: Manoel
Ursino Tenório de Azevedo Junior; Roosevelt Reis; Arquivo Nacional;
Raquel Rocha: Nos Trilhos do Tempo, 2011; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, 1958; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação no início do século XX.
Acervo Arquivo Nacional |
Armazém da estação de Mutuns em 2005. Foto
Manoel Ursino
Tenório de Azevedo Junior |
A estação em 2011. Do documentário nos
Trilhos do Tempo de Raquel Rocha |
Estação de Mutuns em 1955. Autor desconhecido - créditos na foto |
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Atualização:
08.11.2021
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