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Linha-tronco - 1950
(Notar que o mapa tem linhas que não foram construídas, a Crateus-Senador Pompeu e a que chegava de Macapá ao sul)
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Rede de Viação Cearense (1919-1975)
RFFSA (1975-1997)
FRANCISCO DE HOLANDA
Município de Quixadá, CE
Linha-tronco - km 203,411 (1960)   CE-3501
Altitude:   Inauguração: 27.04.1919
Uso atual: demolida (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco, ou linha Sul, da Rede de Viação Cearense surgiu com a linha da Estrada de Ferro de Baturité, aberta em seu primeiro trecho em 1872 a partir de Fortaleza e prolongada nos anos seguintes. Quando a ferrovia estava na atual Acopiara, em 1909, a linha foi juntada com a E. F. de Sobral para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha chega ao seu ponto máximo em 1926, atingindo a cidade do Crato, no sul do Ceará. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Sul supostamente até os anos 1980.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Francisco de Holanda foi inaugurada em 1919. Em 1922 era apenas uma parada.

Cem anos depois, e da estação somente sobrava a plataforma (2021). O pequeno povoado também continuava em pé, com pelo menos duas casas (ver caixas de 2021, abaixo).


ACIMA: Mapa (parcial) do municipio de Quixadá com suas estações ferroviárias, como a de
Francisco de Holanda (bem ao sul da linha, quase na divisa de municipios) nos anos 1950 (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1960).

ACIMA: Em 2021, Da estação somente sobrava a plataforma, mantendo-se os trilhos (Foto Geraldo Landovsky).

ACIMA: Em 2021, embora a construção sobreviva e tenha o dístico "Francisco de Holanda" sobre as três portas, ela não era a estação: esta foi demolida (Foto Geraldo Landovsky).

ACIMA: Em 2021, Da estação somente sobrava a plataforma com os trilhos, vistos à esquerda nesta foto mantendo-se os trilhos (Foto Geraldo Landovsky).

(Fontes: Geraldo Langovsky, 2022; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Revista Ilustração Brasileira, "2145 Quilômetros pelo Nordeste Brasileiro", 1922; Guias Levi, 1932-1980)

     
   
     
     
Atualização: 21.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.