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Rede de Viação
Cearense (1912-1975)
RFFSA (1975-1997)
CFN (1997- ) |
CRATEÚS
Município de Crateús, CE |
Linha Norte - km 442,158 (1960) |
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CE-3159 |
Altitude: 275 m |
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Inauguração: 12.12.1912 |
Uso atual: estação da CFN (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A antiga Piranhas
e também Príncipe Imperial, vila fundada ainda
no século XVIII por gente que ouviu das andanças dos bandeirantes
de Santana de Parnaíba, na então Capitania de
São Paulo, pela região, tornou-se a atual Crateús,
em 1889.
Já município, torna-se cidade, um título
honorífico apenas na Velha República em 1911, um ano
antes da chegada dos trilhos.
"A construção
da estrada de ferro representou na vila municipal um marco de progresso.
Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús
em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro.
Outras estações construíram-se no município:
Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Com
a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950,
passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Da estação de Crateús estava prevista
sair uma linha de ligação com a estação
de Senador Pompeu, na linha Sul, que, embora tenha sido
construída até a cidade de Independência nos anos 1950, jamais entrou em operação e teve os trilhos
retirados. Mais um dos absurdos que se fez com dinheiro do governo.
Em 2020 a estação de Crateús era ainda uma
estação operacional da CFN, atual concessionária
da linha, que opera os trens cargueiros.
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TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1912 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950 A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (desativado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).
ACIMA: Pátio de Crateus (Autor e data desconhecidos).
ACIMA: Parte do pátio de Crateus em 2020. Notar no dístico a grafia do século XIX (Foto Geraldo Langovsky).
(Fontes: Tarcisio __; Coaraci Camargo; Itamar Lima;
Carlos Alberto Martins da Matta; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Crateús, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação de Crateús em 2003. Foto Tarcisio |
A estação de Crateús em 2003. Foto Tarcisio
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Fachada da estação em 2005. Foto Itamar Lima |
A estação em 2005. Foto Carlos Alberto Martins
da Matta |
A estação em 2018. Foto Geraldo Langovsky |
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Atualização:
20.12.2022
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