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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Sucesso
Santa Terezinha
Crateús
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Cearense (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
SANTA TEREZINHA
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 425,520 (1960)   CE-4359
Altitude: 291 m   Inauguração: 11.11.1950
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Terezinha foi inaugurada em 1950 (há outra indicação, o mesmo dia, mas em 1959 - a data mais provável é a de 1950).

Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza neste mesmo ano, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.

A estação já foi demolida; sobravam em 2016 apenas restos da plataforma e as ruínas de uma casa da vila ferroviária (ver caixa abaixo, de 2016).


ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950. A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).

ACIMA: Restos de casa de turma a lado da ferrovia em 2016 (Foto Geraldo Langovski).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1950 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).
(Fontes: Geraldo Langovski, 2016; Francisco A. Cavalcanti, 2015; Geraldo Langovski, 2016; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação, foto sem data. Cessão Francisco A. Cavalcanti

Restos da plataforma em 2015. Acervo Francisco A. Cavalcanti
 
     
     
Atualização: 20.10.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.