|
|
Rede de Viação
Cearense (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SANTA
TEREZINHA
Município de Crateús, CE |
Linha Norte - km 425,520 (1960) |
|
CE-4359 |
Altitude: 291 m |
|
Inauguração: 11.11.1950 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A origem
da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a
Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Terezinha
foi inaugurada em 1950 (há outra indicação, o
mesmo dia, mas em 1959 - a data mais provável é a de 1950).
Com a união desta com a linha vinda
de Fortaleza neste mesmo ano, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús.
A estação já foi demolida; sobravam em 2016 apenas
restos da plataforma e as ruínas de uma casa da vila ferroviária (ver caixa abaixo, de 2016).
ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950. A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).
ACIMA: Restos de casa de turma a lado da ferrovia em 2016 (Foto Geraldo Langovski).
|
TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1950 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Geraldo Langovski, 2016; Francisco A. Cavalcanti, 2015; Geraldo Langovski, 2016; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação, foto sem data. Cessão Francisco
A. Cavalcanti |
Restos da plataforma em 2015. Acervo Francisco A. Cavalcanti |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.10.2022
|
|