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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Poti
Ibiapaba
Oiticica
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede de Viação Cearense (1918-1975)
RFFSA (1975-1997)
IBIAPABA
Município de Crateús, CE
Linha Norte - km 479,177 (1960)   CE-3623
Altitude:   Inauguração: 03.09.1918
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2010)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal). Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E. F. de Baturité para se criar a Rede de Viação Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway. Em 1915, a RVC passa à administração federal. A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957 passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975 é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia. Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ibiapaba foi inaugurada em 1918.

"Partindo de Camocim, a ferrovia atingiu a cidade de Crateús em 1912, inaugurando-se a estação a 12 de dezembro. Outras estações construíram-se no município: Poti (1916), Ibiapaba (1918) e Oiticica (1932)" (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).

Foi ponta de linha até 1932, quando a linha foi estendida até Oiticica, na divisa com o Piauí, divisa esta contestada entre os estados do Piauí e do Ceará (ver mapa abaixo, de 1960).

Com a união desta com a linha vinda de Fortaleza em 1950, passou a ser parte da linha Fortaleza-Crateús. Ibiapaba hoje é um bairro rural do município de Crateús. A estação estava de pé em 2010; o seu uso, não sei.


ACIMA: Pátio da estação de Ibiapaba em 2010 (Foto Mardonio César).

ACIMA: Mapa do município de Crateús mostrando a estação da sede e também as de Ibiapaba, Oiticica, Poti e Santa Teresinha nos anos 1950. A linha que sai de Crateús para sudeste é o ramal (destaivado pouco tempo depois) de Independencia - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA Vê-LO EM TAMANHO MAIOR (IBGE: Enciclopesdia dos Municipios Brasileiros, vol. V, 1960).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1918 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara (1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1954 (Guias Levi).

ACIMA: A estação em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).
ACIMA: A estação em 2020 (Foto Geraldo Langovsky).

(Fontes: Mardonio Cesar, 2010; Geraldo Langovsky, 2020; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Estação de Ibiapaba, em 2010. Foto Mardonio Cesar
 
     
Atualização: 19.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.