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E. F. de Sobral
(1882-1909)
Rede de Viação Cearense (1909-1975)
RFFSA (1975-1997) |
SOBRAL
Município de Sobral, CE |
Linha Norte - km 234,604 (1960) |
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CE-3158 |
Altitude: 74 m |
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Inauguração: 31.12.1882 |
Uso atual: Provavelmente sede da empresa que controla os VLTs e parada dos trens do sistema (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1882 |
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HISTORICO DA LINHA: A
origem da linha Norte foi o trecho da E. F. de Sobral que ligava Sobral
a Ipu (havia o trecho inicial, de Camocim a Sobral, que virou ramal).
Em 1909, toda a E. F. de Sobral (Camocim-Ipu) foi juntado com a E.
F. de Baturité para se criar a Rede de Viação
Cearense, imediatamente arrendada à South American Railway.
Em 1915, a RVC passa à administração federal.
A linha da antiga E. F. de Sobral chega a seu ponto máximo
em Oiticica, na divisa com o Piauí, em 1932, dezoito anos antes
de Sobral ser unida a Fortaleza pela E. F. de Itapipoca (1950). Esses
dois trechos passam então a constituir a linha Norte. Em 1957
passa a ser uma das subsidiárias formadoras da RFFSA e em 1975
é absorvida operacionalmente por esta. Em 1996 é arrendada
juntamente com a malha ferroviária do Nordeste à Cia.
Ferroviária do Nordeste (RFN). Trens de passageiros percorreram
a linha Norte até o dia 12 de dezembro de 1988, sobrando depois
disso apenas cargueiros e trens metropolitanos no trecho Fortaleza-Boqueirão. |
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A ESTAÇÃO: A cidade
de Sobral existe desde os primórdios do século
XVIII. Já em 1773 tornou-se município. A estação
de Sobral foi inaugurada em 1882 como ponta de linha da E.
F. de Sobral. Assim permaneceu por 11 anos, trazendo desenvolvimento
à cidade.
Em 1950, a linha de Itapipoca, vinda de Fortaleza, atingiu
Sobral e o trecho até Camocim tornou-se um ramal.
A estação de Sobral passou a ser entrocamento
das duas linhas.
O ramal de Camocim foi desativado no início dos anos
1980.
A estação foi desativada em 1988 para passageiros, trens
que foram então extintos.
Apesar do grande movimento de vagões da CFN, em 2009 a estação
estava abandonada: "Moradores da rua Cel.Sabino com Pintor
Lemos, reclamam do quase completo abandono da área da Estação Ferroviária
que, segundo eles, está servindo de depósito de lixo e coito de marginais.
'Daqui a gente sente o cheiro da droga que é consumida no local e
fica exposto aos marginais que, depois que se drogam, passam a atacar
quem passa' (...) Desde que acabou a movimentação dos trens de passageiros,
o prédio da antiga Rede
Ferroviária Federal (RFFSA), ficou isolado, servindo somente para
funcionários da rede, com atuação no serviço de transporte de cargas
e consertos das máquinas.
O prédio, todavia, ficou desprezado e sua área de entorno serve
de depósito de lixo doméstico e restos de materiais de construção
(...) Dentre em breve, a Prefeitura de Sobral irá desenvolver o projeto
de revitalização e urbanização de todo o entorno da imagem do Cristo
Redentor. Espera-se aí um tratamento mais atencioso ao secular
prédio da estação, um dos importantes patrimônios históricos, que
marcam o início da povoação da cidade de Sobral" (Correio
da Semana, 13/2/2009).
Em 2021, o VLT de Sobral já corria havia alguns anos sobre os trilhos da linha Fortaleza - Piauí, que continuava tendo trens cargueiros passando por ela. Os ramais de Sobral construidos para o VLT eram linhas novas - não consegui saber se a antiga linha Sobral-Camocim foi reativada para um desses ramais.
Em 2022, quanto ao prédio que sustentava a estação de Sobral, não sei se a ex-estação faz parte da linha dos VLTs como uma das paradas ou se há uma estação específica para os trens de hoje. As informações são desencontradas, mas pode estar usando o prédio algum escrittório da FCA - que tem a concessão dos comboios cargueiros que ainda trafegam entre o Piauí e o Maranhão - e também a empresa que controla o VLT na ferrovia.
ACIMA: A estação de Sobral (Autor e data desconhecidas).
ACIMA: O trem em Sobral, anos 1950 (IBGE).
ACIMA: Outra foto, mais recente, da estação de Sobral (Autor e data
desconhecidas).
ACIMA: O pátio da estação
de Sobral ainda tem grande movimento de vagões da CFN (Foto
Fabrício Storto, julho de 2007).
ACIMA: A estação de Sobral e a cidade em 2014 (Foto Geraldo Langovski).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1882 a 1988. Na foto, trem Fortaleza-Crateús em Amanaiara
(1956). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1954 (Guias Levi). |
(Fontes: Carlos Alberto Martins da Matta; Itamar
Lima; Fabrício Storto; Studio Sobral; Correio da Semana, 2009;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1959;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Sobral, c. 1957. Foto da Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959 |
A estação em 2005. Foto Studio Sobral, acervo
Itamar Lima |
A estação em 2005. Foto Carlos Alberto Martins
da Matta |
Plataforma da estação de Sobral em julho de 2007.
Foto Fabrício Storto |
Lado da plataforma da estação de Sobral em julho
de 2007. Foto Fabrício Storto |
A estação, cercada por paredes metálicas (obras?) em 2020. Foto Geraldo Langovski |
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Atualização:
15.10.2022
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