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E. F. Vitoria-Minas
(1932-1935)
EFCB (1935-2001)
RFFSA (1935-2001) |
NOVA
ERA
(antiga SÃO JOSÉ DA LAGOA e
PRESIDENTE VARGAS)
Município de Nova Era, MG |
Ramal de Nova Era - km 744,946
(1960) |
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MG-0140 |
Altitude: 525 m |
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Inauguração: 13.11.1932 |
Uso atual: em pé; uso desconhecido (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de São José da Lagoa foi construído por uma tal Companhia Estrada
de Ferro Espirito Santo a Minas, que em 1908 se chamava "Estrada de
Ferro Sabará a Santa Bárbara". A Central não menciona a encampação
em seus relatórios, fato ocorrido algum tempo depois, quando o ramal
passou a ser chamado de Ramal de Santa Bárbara e depois de Ramal de
Nova Era, seu ponto final mas também ponto de ligação com a E. F.
Vitória a Minas, a partir de 1936. A EFVM começou a circular no ramal
já nos anos 1940, surgindo daí as intrigas entre as duas empresas quanto
à questão dos limites de operação de cada uma. Nos anos 1980 a CVRD,
dona da EFVM, iniciou planos para construir uma linha inteiramente
nova entre Costa Lacerda e Sabará. Em 1982 iniciaram-se as obras de
construção da primeira etapa desta variante, que, em 1988, foi inaugurada,
fazendo o trecho de Sabará a Henrique Fleiuss da antiga Central ser
totalmente erradicado pela RFFSA. No início dos anos 1990, a CVRD
iniciou a segunda fase da construção da variante, entre o Pátio 6
(Henrique Fleiuss) e Costa Lacerda, aberta em 1996. O que assegurou
definitivamente a preservação da linha nesse segundo trecho foi a
iniciativa de preservá-lo para fins turísticos. MAIS
INFORMAÇÕES |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Nova Era foi inaugurada em 1932 com o nome de São
José da Lagoa, pela EFVM. Nessa época a Central
do Brasil ainda encerrava o então chamado Ramal de Santa
Barbara em Santa Barbara. Este ramal da Central somente
chegou em Nova Era em 1937.
A partir desse ano, a linha se interliga com a estação
de Desembargador Drummond, no final da E. F. Vitória
a Minas, que finalmente havia alcançado aquele ponto.
Em 1939 - ou 1940? - (ver caixas abaixo), a estação
foi renomeada como Presidente Vargas, para em 1944 voltar
a chamar-se Nova Era (segundo os Guias Levis 1943-44).
A estação ficou fora da linha desde
meados dos anos 1990, com a construção de variantes
que eliminaram praticamente todo o percurso original do ramal.
Há outras datas citadas para a abertura da estação:
"A estação foi primeiramente inaugurada pela antiga EFVM em
13 de novembro de 1932, pois a crise política e econômica por que
passava o país naquela época provocou uma escassez de
recursos generalizada e as empreiteiras não conseguiam arcar com as
despesas. Os salários atrasados levaram os trabalhadores a fazer greve
e abandonar o serviço. Assim, a estação foi inicialmente usada pela
EFVM, até que a Central pudesse concluir sua linha, o que se deu somente
em 30 de janeiro de 1936. O prédio original situava-se no bairro Capelinha,
pouco depois da estação construída pela CVRD. Depois, mudou-se para
o Centro, onde está até hoje - bem ao lado do segundo túnel, aberto
pela CVRD. Aliás, este túnel e o Capelinha foram fechados após a abertura
do "tunelão" em 1998, que retirou a linha definitivamente de dentro
do perímetro urbano daquela cidade. Finalmente, a estação de Nova
Era foi desativada em 2001 com a abertura do túnel de linha dupla
situado um pouco depois do prédio da estação da CVRD, já desativada"
(Pedro P. Resende/ Gutierrez L. Coelho/Gustavo Henrique, 2004).
Há, portanto, muitas dúvidas com relação
a esta estação; muita coisa precisa ainda ser clarificada.
As fotografias abaixo têm suas datas estimadas pelo autor deste
site e foram extraídas do site mostrado abaixo nas fontes.
ACIMA: Em um jornal de 1932, a inauguração
da estação de São José da Lagoa (CLIQUE
SOBRE A FIGURA), mas refere-se à EFVM e é quatro
anos antes da outra data citada como sendo 1936 pela Central do Brasil.
Teria havido duas estações, uma para cada linha? Possível
(Diario da Manhã, 18/11/1932).
1935
AO
LADO: Os trilhos chegam a Nova Era
(O Estado de S. Paulo, 12/12/1935).. |
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1939
AO
LADO: Mudança de nome para Presidente Vargas
( O Estado de S. Paulo, 28/1/1939).. |
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1940
AO
LADO: Mudança de nome para Presidente Vargas só agora? (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER TODA A REPORTAGEM)
(O Estado de S. Paulo, 14/5/1940).. |
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1942
AO
LADO: Bastante confuso: a cidade de Itabira passava a se chamar Presidente Vargas (e depois, em 1947, voltaria a se chamar Itabira). Enquanto isto, a outra cidade, São José da Lagoa, que se chamou Presidente Vargas por poucos anos, voltava a se chamar Nova Era, como era antes (Artigo ao lado de O Estado de S. Paulo, 16/6/1942). |
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A baldeação em
Nova Era era um pesadelo para os passageiros. A carta seguinte
mostra uma das tentativas de se mudar isto. "Tendo a
Câmara Municipal de Governador Valadares aprovado por
unanimidade de votos uma indicação no sentido
de que as Câmaras Municipais do Vale do Rio Doce pleiteassem
a ida direta dos carros da EFVM até Belo Horizonte sem
a baldeação dos passageiros em Nova Era e, atendendo
ao que se nos solicita a referida Câmara de G. V., nos
dirigimos aos Exmos. Snrs. Presidente da República, da
Cia. Vale do Rio Doce e Diretor da Central, recebendo dos mesmos
as seguintes respostas: (...) do Presidente da Cia. Vale do
Rio Doce, comunicando haver ordenado a ida direta dos vagões
da VM até Belo Horizonte, tendo, porém, suspendido
a ordem três dias depois (...) Sendo V. Escia. Presidente
da Comissão Especial da Vale do Rio Doce, é, sem
dúvida, a pessoa melhor indicada para (...) livrar aos
que viajam na EFVM o sacrifício da baldeação
em Nova Era" |
1959
AO LADO:
Carta de Altamiro Santos, Presidente da Câmara Municipal
de Aimorés, ao Senador Benedito Valadares, em 5/12/1959.
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ACIMA: Mapa
dos anos 1950 mostra a linha passando pelo município de Nova
Era (mapa parcial). Hoje não é mais assim, as linhas
foram bem modificadas. Do sul até Nova Era, a linha era da
Central. Daí para a frente, a linha era da Vitória-Minas:
veja a bifurcação em Desembargador Drumond (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Linhas do pátio de Nova Era e sua evolução
entre os anos de 1932 e 1979 - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER AS LINHAS EM NOVA ERA (Desenho sobre Google Maps feito por
Helio dos Santos Pessoa Jr. - http://tremriodoce.blogspot.com.br).
(Fontes: Pedro P. Resende; Gutierrez
L. Coelho; Gustavo Henrique; Daniel Gentili;
O Estado
de S. Paulo, 1939; Helio dos Santos Pessoa Jr. - http://tremriodoce.blogspot.com.br;
Diário da Manhã, 1932; http://mulekedocurro.wordpress.com,
entrada maio 2009;
Altamiro Santos: carta ao Senador Benedito Valadares,
1959; IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960;
Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, sem data. Autor desconhecido |
A estação como "Presidente Vargas",
anos 1940. Autor desconhecido |
A estação na Capelinha, anos 1950. Autor desconhecido |
A estação, talvez anos 1950. Autor desconhecido |
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Atualização:
11.11.2022
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