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E. F. Dom Pedro
II (1860-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1997)
Supervia (1997-) |
JAPERI - LINHA DO CENTRO (antiga BELÉM)
Município de Japeri, RJ |
Linha do Centro - km 61,749 (1928) |
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RJ-1379 |
Altitude: 30 m |
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Inauguração: 08.11.1860 |
Uso atual: destruída por um incêndio em 19/7/2020 |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: século XIX |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996,
e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul os trens de passageiros
sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia.
Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Belém foi inaugurada em 1860, às margens da
Estrada do Presidente Pedreira, localização que
constava, no decreto 4373 de 20 de maio de 1869, ou seja, 9 anos depois
da abertura da estação. Foi o ponto terminal do segundo
trecho inaugurado pela E. F. Dom Pedro II - o primeiro foi até
Queimados, em 1858.
"Na estação de Belem a plataforma não
é coberta" (Relatório apresentado a S. Ex.
o Sr. Conselheiro Joaquim Antão Fernandes Leão, Ministro
e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura,
Commercio e Obras Públicas, pelo Conselheiro Manoel da Cunha
Galvão, em 29/10/1868).
A partir de 1898, passou a ser também estação
da E. F. Melhoramentos, que vinha também do centro do Rio de
Janeiro (da estação Alfredo Maia) e seguia, sempre
com bitola métrica, para Porto Novo, também galgando
a serra do Mar. A Central do Brasil acabou por incorporar essa linha
em 1903, alterando seu nome para Linha Auxiliar.
"(...) depois a rodaria da locomotiva até Belém. Aí uma baldeação
incômoda por afluência de passageiros, alguns aliviados de dinheiro
por gatunos, muitos condenados a viajar de cegonha, num pé e noutro.
Novo trem, nova máquina, nova linha, não nova, a da antiga Estrada
de Ferro Melhoramentos. A Central chamou-a a si e, para mostrar superioridade,
crismou, denominando-a Linha Auxiliar" (Revista Eu Sei
Tudo, fevereiro de 1930). Na viagem relatada, o passageiro veio
da estação Dom Pedro II até Belém
pela linha principal, baldeando na estação apra a Linha
Auxiliar.
Era praticamente a primeira parada do trem para São Paulo
ou Belo Horizonte, depois de sair do Rio de Janeiro,
sendo que em algumas épocas havia paradas intermediárias,
como em Cascadura, Deodoro ou Nova Iguaçu.
Entre 1945 e 1947, a estação teve seu nome alterado para Japeri.
Mais tarde, passou a ser ali o ponto de partida do trem Barrinha,
que transportava passageiros e a produção agrícola
da serra para Barra do Piraí, extinto em 1996 depois
de um grande desastre com vítimas.
Por ocasião do lançamento dos selos em homenagem às estações Luz,
Japeri e São João Del Rei, a revista Ferrovia
de julho e agosto de 1984 publicou o seguinte texto sobre a estação
Japeri: "O prédio no mesmo estilo das construções usadas
no norte da Europa, foi construído na técnica enxaimel, que consiste
em estacas ou caibros de madeira constituindo um engradado destinado
a receber a vedação de alvenaria de tijolo maciço. O telhado, em telhas
francesas originais, é formado de três elementos: o primeiro cobrindo
o corpo principal do prédio; os outros dois, em quatro águas com mansardas
cobrindo os dois pavimentos superiores que formam os corpos laterais.
Os elementos decorativos das fachadas são compostos pela própria estrutura
de madeira formando desenhos geométricos, pelas mãos francesas e pelos
apliques em madeira recortada" (Jorge Alves Ferreira, 2003).
"Não tinha lugar nos bancos mas por sorte achei um espaço
pra sentar no chão próximo a uma das portas. A viagem que em média
dura 1 hora e meia, levou duas horas. Cheguei na estação de Japeri
por volta das 8 da noite. Parei num quiosque que fica dentro da estação.
Conheço o pessoal de lá de outras vezes que fui a Serra do Mar. Estava
com fome e queria poupar meu estoque de suprimentos para a caminhada
propriamente dita. Comi um salgado de frango (eu acho) e um refrigerante.
Comentava com o dono do quiosque sobre meus planos (de subir a
Serra do Mar pelos trilhos à noite)" (Carlos
Latuff, 24/08/2003).
A verdade é que, em 2009, o velho prédio estava abandonado
e, pior, cheio de cupins; os bilhetes são vendidos em local
diferente na plataforma. O prédio da antiga estação,
enfim, era apenas uma velha fantasia.
Em 2020
o antigo prédio havia sido totalmente restaurado. Agora em bom estado, funcionou como escritório para o pessoal da ferrovia até ser totalmente destruído por um incêndio em 19 de julho desse ano.
O prédio atual parece nada ter sofrido.
(Veja também JAPERI-LINHA
AUXILIAR)
1879
AO LADO: Descarrilhamento em Belem (Japeri) (A Provincia de S. Paulo, 11/08/1879) |
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1891
AO LADO: Morte noi acidente em Belem (Japeri) (O Estado de S. Paulo, 20/1/1891) |
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1896
AO LADO: Choque de trens em Belem (Japeri) (O Estado de S. Paulo, 26/1/1896) |
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1897
AO LADO: Acidente na estação de Entre Rios. E outro em Belem (Japeri) (O Estado de S. Paulo, 31/1/1897) |
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1917
AO LADO: Chegam à estação de Belem os passageiros que desembarcaram na serra do Rio de Janeiro para ir a São Paulo, devido aos desmoronamentos em várias partes da ferrovia (O Estado
de S. Paulo, 4/1/1924). |
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1924
AO LADO: Acidente
proximo à estação de Belem (O Estado
de S. Paulo, 11/11/1924).
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1925
AO LADO: Acidente
proximo à estação de Belem (O Estado
de S. Paulo, 8/12/1925).
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1931
AO LADO: Acidente
na estação de Belem (O Estado de S. Paulo, 28/1/1931)
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1932
AO LADO: Acidente
na estação de Belem (O Estado de S. Paulo, 21/6/1932) |
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1933
AO LADO: Explosão de locomotiva na estação de Belem (O Estado de S. Paulo,
4/8/1933). |
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1934
AO LADO: Acidente em Belem (O Estado de S. Paulo,
30/3/1934). |
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1934
AO LADO: Descarrilamento próximo a Belem (O Estado de S. Paulo,
14/4/1934). |
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1934
AO LADO: Acidente com o Cruzeiro do Sul em Belem (O Estado de S. Paulo,
29/12/1934). |
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1939
AO LADO: Acidente proximo
à estação de Belem (O Estado de S. Paulo,
9/2/1939).
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1939
AO LADO: Acidente
a 3 km da estação de Belem (O Estado de S. Paulo,
23/2/1939)
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1939
AO LADO: Acidente
com ferido grave em Belem (O Estado de S. Paulo, 27/5/1939)
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ACIMA: A velha estação restaurada, bem no centro da fotografia de 13 de março de 2020 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM MAIOR RESOLUÇÃO (Foto Zilmar Luiz Reis Agostinho).
ACIMA: Depois do incêndio (Fotos Zilmar Luiz Reis, 24/7/2020).
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TRENS
- Os trens de passageiros param nesta estação
desde 1858 até hoje. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários em 19xx. Paravam também trens Rio-SP,
Rio-BH e, hoje, os subúrbios Pedro II-Japeri. (Guias
Levi). |
(Fontes: Julio Cesar da Silva; Cleiton Pieruccini;
R. J. Marsh; Manoel Monachesi; Jorge A.
Ferreira; Carlos Latuff; O Estado de S. Paulo, 1924, 1925, 1931 e
1939; Eduardo Gonçalves David: EFCB - A Ferrovia e Sua História, AENFER,
1998; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Comunicação,
1928; revista Eu Sei Tudo, 1930; revista Ferrovia, 1984; Relatório
apresentado a S. Ex. o Sr. Conselheiro Joaquim Antão Fernandes
Leão, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios
da Agricultura, Commercio e Obras Públicas, pelo Conselheiro
Manoel da Cunha Galvão, 1868; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação de Japeri em 1928. Foto extraída
do livro EFCB - A Ferrovia e Sua História - Coleção AENFER
- 1998 de Eduardo Gonçalves David |
A estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1928.
Foto Max Vasconcellos |
Estação de Japeri, Linha Auxiliar, em 1976. Foto
R. J. Marsh |
A estação nos anos 1990. Foto cedida por Manoel
Monachesi e Jorge Ferreira |
A velha estação abandonada em 04/2009. Foto Cleiton
Pieruccini |
A atual estação de Japeri em 2009, ao lado da
antiga, onde se embarca e se compram bilhetes. Foto Cleiton
Pieruccini |
A velha estação em 2015. Foto Fernando Marietan |
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Ao lado: a estação em chamas em 19/7/2020. De um video anônimo recebado. |
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Atualização:
29.06.2023
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