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E. F. Dom Pedro
II (1864-1889)
E. F. Central do Brasil (1889-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MENDES-VELHA
Município de Mendes, RJ |
Linha do Centro - km 92,635 (1928) |
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RJ-1435 |
Altitude: 411 m |
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Inauguração: 07.08.1864 |
Uso atual: moradia (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Mendes foi aberta em 1864, em terras cedidas para essa função
pelo fazendeiro de sobrenome Mendes, que exigiu
seu nome na estação a ser construída.
No dia 7 de agosto desse ano, uma linha então provisória foi entregue ao tráfego regular de passageiros o trecho entre Rodeio e essa estação, num comboio especial tracionado pela locomotiva Baronesa, que seguiu para as também novas estações de Santana (Santana da Barra) e de Mendes.
Serviu como estação até 1996, quando o trem Barrinha
deixou de correr entre Japeri e Barra do Piraí.
Como ficava mais longe do centro da cidade que a Parada Neri Ferreira,
acabou tendo o seu nome passado para a outra,
nos últimos anos conhecida como Mendes (nova).
Servia em 2010 como moradia.
(Veja também MENDES-NOVA/NERI FERREIRA)
1921
À DIREITA: Anúncio
de hotel em Mendes (Revista da Semana).
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1923
À DIREITA: O
Noturno Mineiro vai parar em Mendes (O Estado
de S. Paulo, 13/5/1923).
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1924
À ESQUERDA: Trem cargueirso Mendes-Maritima (O
Estado de S. Paulo, 11/10/1924).
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1926
À DIREITA: Mudança de nome para Neri Ferreira,
em novembro de 1926 (O Estado de S. Paulo, 10/11/1926).
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1929 - ACIMA: A estação de Mendes,
em 1929 (O Malho, 1929).
ACIMA:
A estação de Mendes-nova. Reparar o dístico colocado
sobre o antigo, onde se lia "Parada Neri Ferreira". À sua
frente, o trem "Barrinha" (Jornal do Brasil, 24/1/1992).
ACIMA: Estação Mendes-velha (Foto Bruno Pereira
Rodrigues - data desconhecida).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1864 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias
Levi). |
(Fontes: Bruno Pereira Rodrigues; Hugo Caramuru;
Jorge A. Ferreira; Carlos ____; Hermes Y. Hinuy; O Estado de S. Paulo,
1923, 1024 e 1926; Jornal do Brasil, 1992; Max Vasconcellos: Vias
Brasileiras de Communicação, 1928; Revista da Semana,
1921; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em foto sem data. Foto enviada por Jorge
A. Ferreira |
A estação de Mendes-velha, em 2001. Foto Jorge
Alves Ferreira |
A estação em 02/2003. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 12/2010. Foto Jorge A. Ferreira |
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Atualização:
27.11.2022
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