A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Humberto Antunes
Mendes-nova/Neri Ferreira
Mendes-velha
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
...

 
E. F. Central do Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996)
MENDES-NOVA/NERI FERREIRA
Município de Mendes, RJ
Linha do Centro - km 91,975 (1928)   RJ-1436
Altitude: 417 m   Inauguração: 02.02.1911
Uso atual: Centro Cultural (2002)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: Primeira linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889 passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais, atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém, havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio. Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente, entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996, restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira ainda existe... para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A Parada Neri Ferreira foi aberta em 1911.

Como ficava mais perto do centro da cidade que a estação original de Mendes, acabou tendo o seu nome alterado para Mendes (nova).

Serviu como estação até 1996, quando o trem Barrinha deixou de correr entre Japeri e Barra do Piraí.

"Esta estação agora conhecida como Mendes era originalmente a parada "Engenheiro Neri Ferreira", no km 91+975. A estação "Mendes" original era aquela construção mais adiante, ao final da tangente que se inicia depois da curva reversa, no km 92+635, próxima à passagem de nível. Com a desativação da estação original em data que desconheço, os trens paradores como o "Barrinha" e outros da época passaram a utilizar somente "Neri Ferreira", que foi renomeada, até por ser mais próxima da centro da cidade. Ainda dá para ler alguns vestígios da inscrição antiga "Neri Ferreira" no prédio principal de madeira, próximo ao nome Mendes" (João Bosco Setti, Rio de Janeiro, RJ).

(VEJA TAMBÉM MENDES-VELHA)

1926
À ESQUERDA:
Mudança de nome para Neri Ferreira, em novembro de 1926 (O Estado de S. Paulo, 10/11/1926).

ACIMA: Estação de Neri Ferreira, possivelmente anos 1930, Atrás da plataforma à esquerda, o prédio grande era o Frigorífico Anglo (Autor desconhecido, cessão Jorge A. Ferreira).
1941
À ESQUERDA:
Acidente com automotriz mata engenheiro (O Estado de S. Paulo, 29/7/1941).
1941
À ESQUERDA:
Mais sobre o acidente que matou o engenheiro (O Estado de S. Paulo, 30/7/1941).

ACIMA: Pátio e estação de Neri Ferreira, vista do morro em 1985 (Foto Hugo Caramuru).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1894 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira; João Bosco Setti; Flávio Cavalcanti: Informativo Centro-Oeste; O Estado de S. Paulo, 1926; Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A parada, foto sem data, provavelmente anos 1910. Foto enviada por Jorge A. Ferreira

O "Barrinha" chegando a Mendes-nova, em 1994. Foto do Informativo Centro-Oeste

A escadaria de acesso à estação, que está à direita na foto, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2001. Foto Jorge A. Ferreira

Estação de Mendes-nova (Neri Ferreira), em 25/10/2002. Foto Lourenço Paz

Placa da parada Neri Ferreira ainda existente na agora estação de Mendes-nova, em 25/10/2002. Foto Lourenço Paz
     
Atualização: 23.11.2018
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.