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E. F. Central do
Brasil (1911-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MENDES-NOVA/NERI
FERREIRA
Município de Mendes, RJ |
Linha do Centro - km 91,975 (1928) |
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RJ-1436 |
Altitude: 417 m |
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Inauguração: 02.02.1911 |
Uso atual: Centro Cultural (2002) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Primeira
linha a ser construída pela E. F. Dom Pedro II, que a partir de 1889
passou a se chamar E. F. Central do Brasil, era a espinha dorsal de
todo o seu sistema. O primeiro trecho foi entregue em 1858, da estação
Dom Pedro II até Belém (Japeri) e daí subiu a serra das Araras, alcançando
Barra do Piraí em 1864. Daqui a linha seguiria para Minas Gerais,
atingindo Juiz de Fora em 1875. A intenção era atingir o rio São Francisco
e dali partir para Belém do Pará. Depois de passar a leste da futura
Belo Horizonte, atingindo Pedro Leopoldo em 1895, os trilhos atingiram
Pirapora, às margens do São Francisco, em 1910. A ponte ali constrruída
foi pouco usada: a estação de Independência, aberta em 1922 do outro
lado do rio, foi utilizada por pouco tempo. A própria linha do Centro
acabou mudando de direção: entre 1914 e 1926, da estação de Corinto
foi construído um ramal para Montes Claros que acabou se tornando
o final da linha principal, fazendo com que o antigo trecho final
se tornasse o ramal de Pirapora. Em 1948, a linha foi prolongada até
Monte Azul, final da linha onde havia a ligação com a V. F. Leste
Brasileiro que levava o trem até Salvador. Pela linha do Centro passavam
os trens para São Paulo (até 1998) até Barra do Piraí, e para Belo
Horizonte (até 1980) até Joaquim Murtinho, estações onde tomavam os
respectivos ramais para essas cidades. Antes desta última, porém,
havia mudança de bitola, de 1m60 para métrica, na estação de Conselheiro
Lafayete. Na baixada fluminense andam até hoje os trens de subúrbio.
Entre Japeri e Barra do Piraí havia o "Barrinha", até 1996, e finalmente,
entre Montes Claros e Monte Azul esses trens sobreviveram até 1996,
restos do antigo trem que ia para a Bahia. Em resumo, a linha inteira
ainda existe... para trens cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A Parada
Neri Ferreira foi aberta em 1911.
Como ficava mais perto do centro da cidade que a estação
original de Mendes, acabou tendo o seu nome alterado para Mendes (nova).
Serviu como estação até 1996, quando o trem Barrinha
deixou de correr entre Japeri e Barra do Piraí.
"Esta estação agora conhecida como Mendes era originalmente
a parada "Engenheiro Neri Ferreira", no km 91+975. A estação "Mendes"
original era aquela construção mais adiante, ao final da tangente
que se inicia depois da curva reversa, no km 92+635, próxima à passagem
de nível. Com a desativação da estação original em data que desconheço,
os trens paradores como o "Barrinha" e outros da época passaram a
utilizar somente "Neri Ferreira", que foi renomeada, até por ser mais
próxima da centro da cidade. Ainda dá para ler alguns vestígios
da inscrição antiga "Neri Ferreira" no prédio principal de madeira,
próximo ao nome Mendes" (João Bosco Setti, Rio
de Janeiro, RJ).
(VEJA TAMBÉM MENDES-VELHA)
1926
À
ESQUERDA: Mudança de nome para Neri Ferreira, em
novembro de 1926 (O Estado de S. Paulo, 10/11/1926).
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ACIMA: Estação de Neri Ferreira,
possivelmente anos 1930, Atrás da plataforma à esquerda,
o prédio grande era o Frigorífico Anglo (Autor desconhecido,
cessão Jorge A. Ferreira).
1941
À
ESQUERDA: Acidente com automotriz mata engenheiro (O Estado de S. Paulo, 29/7/1941). |
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1941
À
ESQUERDA: Mais sobre o acidente que matou o engenheiro (O Estado de S. Paulo, 30/7/1941). |
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ACIMA: Pátio e estação
de Neri Ferreira, vista do morro em 1985 (Foto Hugo Caramuru).
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TRENS
- Os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1894 até 1996. Ao lado, o trem Barrinha, que fazia
o percurso Japeri-Barra do Piraí até 1996. Clique
sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja
aqui horários
em 1978. Paravam também trens Rio-SP e Rio-BH. (Guias
Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Hugo Caramuru; Jorge A. Ferreira; João Bosco Setti; Flávio
Cavalcanti: Informativo Centro-Oeste; O Estado de S. Paulo, 1926;
Max Vasconcellos: Vias Brasileiras de Communicação,
1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A parada, foto sem data, provavelmente anos 1910. Foto enviada
por Jorge A. Ferreira |
O "Barrinha" chegando a Mendes-nova, em 1994. Foto
do Informativo Centro-Oeste |
A escadaria de acesso à estação, que está
à direita na foto, em 1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2001. Foto Jorge A. Ferreira |
Estação de Mendes-nova (Neri Ferreira), em 25/10/2002.
Foto Lourenço Paz |
Placa da parada Neri Ferreira ainda existente na agora estação
de Mendes-nova, em 25/10/2002. Foto Lourenço Paz |
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Atualização:
23.11.2018
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