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RFFSA
(1968-1996) |
FLORIANO-NOVA Município
de Resende, RJ |
Ramal de
São Paulo - km - |
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RJ-1186 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1968 |
Uso atual: empresa de containers (2008) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba
a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho,
saindo da linha da SPR no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha.
Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica,
encontrou-se com a E. F. Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro
e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal,
que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo
Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga
(1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias
se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram,
e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as "Cidades Mortas"...
O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi
uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba.
Em 1889, com a queda do Império, a E. F. D. Pedro II passou a se chamar
E. F. Central do Brasil, que, em 1896, incorporou a já falida
E. F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificar as
2 linhas. O primeiro trecho ficou pronto em 1901 (Cacheoira-Taubaté)
e o trecho todo em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela RFFSA.
O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos
anos 1980, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte,
foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998,
o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado,
com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a
concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde
1914 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi e
no trecho D. Pedro II-Japeri, no RJ. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Floriano-nova substituiu a estação
de Floriano, ali perto e na linha original da Central. Foi
inaugurada em 1968 na variante Resende-Barra Mansa.
Em 2008
a estação servia a uma empresa que operava a descarga de containers dos
vagões (Carlos Latuff, 02/2008).
(veja também FLORIANO)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Fernando Marietan; Carlos Latuff; Simone Viana; Juliana Luscher; Wiliiam Martins; EFBrasil) |
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Estação de Floriano-nova, em 1998. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação em 2003. Foto William Martins |
Plataforma da estação em 2004. Foto EFBrasil |
Floriano-nova em 02/2008. Fotos Carlos Latuff, para o estudo
das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN |
Floriano-nova em 02/2008. Fotos Carlos Latuff, para o estudo
das arquitetas Simone Viana e Juliana Luscher para o IPHAN |
A estação em 11/7/2015. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
03.12.2018
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