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Rede Mineira de
Viação (1942-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1978) |
GOIANDIRA-RMV
Município de Goiandira, GO |
Linha-Tronco (RMV) - km 1.125,701
(1960)
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GO-4449 |
Altitude: 813 m |
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Inauguração: 1942 |
Uso atual: desconhecido (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde
já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu
primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: Já
existia uma estação em Goiandira desde o ano
de 1913 na linha Araguari-Goiandira, da E. F. Goiaz.
Essa estação foi substituída por outra quando
a linha da RMV chegou à cidade em 1942, mas continuou ao lado
dos trilhos e ativa, pertencendo ao ramal.
A modificação foi para fazer a ligação
Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira
a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV.
Uma nova estação, em ponto diferente, foi construída
para atender a nova linha e a velha estação ficou pertencendo
ao ramal, que passou a sair de outro ponto mais ao sul. As datas oficiais
de inauguração do trecho, entretanto, acusam 11/11/1942
para todas as estações deste trecho, e, para o trecho
Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria 1937.
Parece que a inauguração descrita acima,
em 1944, teria sido uma data política e teria ocorrido dezesseis
meses após a festiva entrega da segunda parte do trecho citado.
A estação original de Goiandira, hoje em péssimo
estado e abandonada, mas ainda de pé, continua ao lado dos
trilhos.
A da RMV, aberta em 1942, está hoje no centro da cidade mas
sem trilhos, abrigando repartições públicas.
A atual, aberta em 21 de abril de 1978 (a estação nova
fica no km 60,78 da variante, em relação à estação
de Araguari-nova), depois da modificação do traçado
a partir de Catalão e da entrega do ramal para Pires
do Rio, está ali, fora da cidade, com seus trilhos e como
estação da FCA.
Existe ali uma placa: "Trecho Goiandira-Pires do Rio - Construído
pela Batalhão Ferroviário e inaugurado pelo Presidente Ernesto Geisel,
em 28-07-1978". "Sobre as estações de Goiandira há muitas
confusões, mas depois de muito investigar descobrimos algumas coisas:
A antiga estação da Goyaz, de 1913 não foi desativada com a chegada
da RMV em 1942/1944. Mas, por questões geográficas, a RMV construiu
uma estação (em estilo modernista) para a EFG e ficou com o prédio
antigo. Ambos os prédios funcionavam ao mesmo tempo, sendo relatado
inclusive que, mesmo que os trilhos das duas companhias fossem
interligados, os passageiros eram obrigados a descer numa estação,
transpor um íngreme morro que as separam para chegar até a outra.
Relatam até que, numa dessas vezes, uma mulher grávida chegou a dar
a luz nessa ladeira, no local onde se construiu uma maternidade, até
hoje existente. Em 1978 (ou 21/04 ou 28/07) foi inaugurada uma terceira
estação, à oeste das outras duas, construídas nos padrões do Batalhão
Ferroviário e com uma plataforma de comprimento que hoje nos parece
exagerado, porque a partir dela reuniam-se os trens de passageiros
vindos de São Paulo sentido Brasília e Rio de Janeiro/Belo Horizonte
sentido Brasília" (Glaucio Henrique Cunha, 02/2009).
Em 2010, a estação original estava em início
de reforma com placa do IPHAN; a atual estava muito bem, obrigado,
e a da RMV, a única sem trilhos, estava conservada.
ACIMA: (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) As três
estações ainda estão de pé (vide esquema anexo): a)a mais antiga (1913),
originalmente EFG repassada à RMV encontra-se em precário estado de
conservação. Nela ainda passam trens no sentido Catalão. Ainda tem
a inscrição "Goyandira", tem bilheterias e coberturas em telhas planas
de amianto imitando ardósia. b)a segunda, construída em 1942/1944
pela RMV para a EFG em estilo modernista, hoje está sem os trilhos
e fica bem no centro da cidade. O belo prédio, que também precisa
de manutenção, hoje é usado como repartição pública estadual, mas
já foi até rodoviária. c) a mais nova, de 1978, hoje é usada pela
FCA. Fica na borda oeste da cidade e, das três é a que está em melhor
estado de conservação. Dela saem trens sentido Goiânia/Brasília; Araguari;
Catalão (hoje ponta dos trilhos) (Glaucio H. Cunha, 02/2009).
(VEJA TAMBÉM GOIANDIRA-NOVA
E GOIANDIRA-ORIGINAL)
(Fontes: Alessandro Henrique; Glaucio Henrique
Chaves; Filemon dos Santos Xavier; Fernando Picarelli, 2004; Rodrigo
Cabredo; RMV: Relatório anual, 1944; Edmar Cesar Alves: Batalhão
Mauá: Uma História de Grandes Feitos, Araguari, MG,
2003; José Honório Rodrigues: Correspondência de Capistrano de Abreu,
1954; IBGE, 1954; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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Estação original de Goiandira em 1992. Foto Rodrigo
Cabredo |
A estação da RMV, vista da fachada, em 1992. Foto
Rodrigo Cabredo |
A estação atual de Goiandira, aberta em 1978,
em foto de 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação original de Goiandira da E. F. Goiaz,
de 1913, em foto de 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação aberta em 1942, da RMV, hoje fora dos
trilhos. Foto Fernando Picarelli |
A estação da RMV em 4/2010. Foto Glaucio H. Chaves |
A estação original em 1/2010. Foto Glaucio H.
Chaves |
A estação atual em 2/2010. Foto Glaucio H. Chaves |
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Atualização:
11.02.2018
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