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E. F. Goiaz (1950-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1984) |
GOIÂNIA
Município de Goiânia, GO |
Linha-tronco - km 429,867 (1960)
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GO-3324 |
Altitude: 720 m |
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Inauguração: 07.09.1950 |
Uso atual: órgãos governamentais (209) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1950 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde
já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu
primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Goiânia foi inaugurada em 1950, de acordo com o Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960.
Segundo Flávio Cavalcânti, porém, a inauguração
deu-se em 11 de novembro de 1952. Há uma placa na estação
dizendo que nesta data chegou o primeiro trem noturno a ela.
O prédio é tombado pelo Governo do Estado desde 1998.
Por volta de 1984 foi noticiado que a RFFSA e a prefeitura de Goiânia
haviam fechado um acordo, em que a prefeitura ficaria com o terreno
do pátio ferroviário, de localização central, no qual seria (e realmente
foi) construída uma nova estação rodoviária;
e em troca a ferrovia receberia um terreno bem maior, fora da cidade,
para instalar um pátio maior e mais espaçoso. O pátio ferroviário,
realmente, foi transferido para a estação de Senador
Canedo, a cerca de 20 km da cidade de Goiânia.
"No estilo art-déco, o edifício possui na área interna principal
murais de frei Nazareno Confaloni, introdutor do modernismo em Goiás,
pintados em 1953. Durante mais de vinte anos serviu como estação ferroviária
de Goiânia sendo desativada na década de 1970. Com a extinção da Estrada
de Ferro de Goiás, a locomotiva n.º 11, símbolo da estação, mais conhecida
como Maria Fumaça, foi colocada como exposição na parte externa da
antiga Estação.O prédio passou por várias reformas; em 1985, por exemplo,
foi adaptado para atender as necessidades do Restaurante do Centro
de Cultura e Tradições Goianas, hoje extinto. Em 1987, foi criado
o Centro Estadual de Artesanato de Goiás, que passou a funcionar desde
então, no prédio da estação. O edifício abriga hoje a cooperativa
dos artesãos de Goiás e a Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia
- Projeto Musicalidade. A última reforma aconteceu em 1999"
(Flavio Cavalcânti, 14/02/2005).
Trens de passageiros não chegam ao prédio desde os anos
1980: "Em 1981, no mês de junho, em companhia do meu pai,
viajei de Goiânia (ainda em pleno funcionamento) até Pires do Rio
num trajeto de cerca de 220 km em inesquecíveis 7 horas de viagem
em vagão de 2ª classe, pois as passagens do de 1ª classe haviam se
esgotado! Hoje ficou a saudade..." (Alessander Palacios,
3/12/2010).
Em 10/5/2019, a estação foi entregue totalmente restaurada pelo IPHAN e pela Prefeitura e abrigará diversos órgãos governamentais.
Coordenadas: 16°39'48.76"S 49°15'42.58"W
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1946
AO LADO: Comunicações ferroviarias com Goiania estão interrompidas (O Estado de S. Paulo, 08/01/1946). |
ACIMA: Vista aérea de Goiania no final
dos anos 1950. Notar em primeiro plano a estação ferroviária
(CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR) (IBGE).
ACIMA: Trem de passageiros em Goiânia - sem data (Foto acervo RFFSA).
(Fontes: Alessander Palacios; Flavio Cavalcânti;
Tomas Somlo; Glaucio H. Chaves; Fernando Schmidt ; Domingos Tiveron
Filho; Acervo RFFSA; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1959; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Goiânia, em 1957. Foto Tomas
Somlo, da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
do IBGE, 1959 |
A estação de Goiânia, em 2001. Foto Fernando
Schmidt |
A estação em 05/2006. Foto Domingos Tiveron Filho |
A ex-estação restaurada em foto de 10/05/2019. Foto G1 |
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Atualização:
02.08.2023
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