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E.
F. Goiaz (1914-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-c.1980) |
RONCADOR Município
de Urutaí, GO |
Linha-tronco
- km 207,199 (1960) |
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GO-3611 |
Altitude: |
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Inauguração: 15.11.1914 |
Uso atual: demolida |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari,
onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896,
em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba,
na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir
de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente,
atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Roncador foi inaugurada em 1914.
Tomou o nome de um córrego das proximidades da estação.
Permaneceu
como ponta de linha por 8 anos, de 1914 a 1922 até ser aberta
a estação seguinte, Pires do Rio. Isso fez com
que se desenvolvesse uma movimentada povoação, surgida das atividades
de um porto fluvial, dinamizadas pela presença da ferrovia e ameaçadas
com a construção da ponte Epitácio Pessoa.
Após a conclusão da ponte,
o porto perdeu a sua utilidade e a povoação do Roncador desapareceu
completamente. "(Como ponta de linha) Roncador chegou a ser
uma verdadeira cidade. Hoje (1987) não passa praticamente de
uma vila tão pequena que simplesmente não podemos reconhecer
nada do seu esplendor. Roncador chegou a ter, às vezes, mais
de duzentas toneladas de mercadorias embarcadas ou desembarcadas por
dia" (Depoimento de Délio M. de Araújo para
o Boletim Goiano de Geografia, vol. 7/8- n. 1/2 - janeiro/dezembro
1987/1988).
Dali saía
o ramal para Brasília até por volta de 1980,
quando novo trecho foi construído, deixando a estação
fora da linha. Uma nova estação com o mesmo nome foi
construída para a bifurcação.
Depois de desativada, a estação foi muito descaracterizada, restando apenas
alguns cômodos internos originais e sua plataforma. Serviu de
moradia para um ferroviário aposentado da RFFSA e depois foi demolida. Restou somente a plataforma, aproveitada como alicerce de um rancho
de veraneio.
A estação
original ficava a cerca de 1 km antes da nova e também antes
do rio Corumbá; a nova à esquerda da foto abaixo. A Roncador original ficava
na margem esquerda do rio Corumbá (atualmente município de Urutaí).
Coordenadas: 17°21'44.37"S 48°15'8.41"W
(Veja também RONCADOR-NOVA)
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1921
AO LADO: Roncador como ponta de linha
(O Estado de S. Paulo, 27/8/1921). |
ACIMA: (CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR) Posição
das estações nova e velha de Roncador e também
das linhas antigas e nova (Glaucio H. Cunha, 02/2009).
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves, 2009; Roberto
Fonseca Dias, 11/2006; Depoimento de Délio M. de Araújo:
Depoimento, 1987; Boletim Goiano de Geografia, 1987/1988; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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Atualização:
15.12.2018
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