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V. F. Centro Oeste
(1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SENADOR
CANEDO-NOVA
Município de Senador Canedo, GO |
Linha-tronco - km - |
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GO-3832 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1980 |
Uso atual: abandonada (2010) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1980 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: Houve
duas estações com o nome de Senador Canedo,
a velha (original de 1950) e a nova, ambas na linha-tronco que ligava Araguari a Goiânia. Uma está a três quilômetros da
outra, ambas abandonadas.
Nas suas proximidades ainda existiam em 2010 várias
ruínas ferroviárias, incluindo uma antiga fábrica de dormentes, que
aplicava creosoto como tratamento químico da madeira. A estação fica
nas terras que pertenceram ao fazendeiro Antônio Amaro da Silva
Canedo, que foi senador da República Velha. O pátio da estação
de Goiânia foi desativado nos anos 1980 e por isso foi
construído um pátio e a estação nova de
Senador Canedo, que na verdade foi construído apenas parcialmente,
isto é, apenas as linhas. As demais construções (silos, oficinas e
docas) nunca saíram do papel, assim como a maior parte da grande área
central do antigo pátio de Goiânia. Os últimos
trens de passageiros para Goiânia, parece que em março
de 1986, chegaram na verdade somente até Senador Canedo-nova,
pois, daí para a frente, já estava na época tudo
desativado. "A estação nova situa-se a cerca
de 3 km da velha, sentido Goiânia: depois da velha, entre elas existem
diversos terminais de combustíveis, sendo o principal o da Petrobrás.
Portanto, estão em pátios diferentes; apesar da velha possuir
um imenso pátio porém sem desvios e em completo abandono. Já
a nova possui um grande pátio, é estação da FCA, apesar de
estar semi-abandonada, pois nota-se que algumas partes depredadas
e no dia da foto não encontrei ninguém na estação. Possui um imenso
pátio com diversos desvios com grande quantidade de vagões estacionados"
(Roberto Fonseca Dias, 11/2006). Em março de 2008, o
matagal tomava conta de boa parte do pátio. "Encontrei
papéis (documentos) da FCA jogados no chão datados de entre fevereiro
e março de 2000, com anotações de manutenção preventiva e pagamento
de empreiteiras. Guardei de recordação para quando os trilhos forem
arrancados. Há dormentes faltando nos desvios, muitos parafusos soltos,
os fixadores dos dormentes, alguns soltos e jogados" (Alessander
Palacios, 3/12/2010).
Prefixo: ECD. Coordenadas: 16°42'55.79"S 49° 6'43.04"W
(Veja também
SENADOR CANEDO-VELHA)
(Fontes: Alessander Palacios; Glaucio H. Chaves,
2009; Roberto Fonseca Dias, 2006; Domingos Tiveron Filho, 05/2006;
Reney, de Goiânia; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1948-1979; IBGE, 1957) |
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A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 2006. Foto Roberto Fonseca Dias |
A estação em 11/2010. Foto Alessander Palacios
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Atualização:
15.01.2023
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