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E. F. Goiaz (1951-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1980) |
SOLDADO FERRUGEM
Município de Goiandira, GO |
Linha-tronco - km 81,202 (1960)
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GO-4269 |
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Inauguração: 11.12.1951 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam
os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho
em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa
entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então,
foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu
Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início
dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi
prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás.
Aí parou. Com a entrada em operação da linha
para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho
até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte
da linha está em operação para trens cargueiros:
trens de passageiros acabaram nos anos 1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Soldado Ferrugem, ou Soldado Ademar
"Sobre esta
estação consta uma curiosidade - soa como uma história
maluca. Por algum motivo ainda não suficientemente esclarecido,
em Goiás houve intensas movimentações comunistas, inclusive
recebendo a visita do Marechal Tito (Josip Broz Tito) famoso
líder comunista iugoslavo. Dizem algumas pessoas que esse Marechal
Tito teria feito um comício nessa estação, por ficar em local
mais descampado e na fazenda de pessoas simpáticas ao movimento.
Parece que atraiu grande quantidade de pessoas. Entretanto,
a posterior perseguição foi muito pesada e as pessoas mais velhas
ainda hoje não falam desse assunto com estranhos, contando esses
detalhes apenas a poucos familiares. Não sei falar se isso é
mesmo verdade, mas o Tito parece mesmo ter estado em Goiás,
intimamente ligado com a ferrovia, já que o Mauro Borges, filho
do fundador de Goiânia e governador/interventor de Goiás, era
o diretor geral da ferrovia, o mesmo que em 1954 tirou a sede
de Araguari e a transferiu para Goiânia" (Glaucio
Henrique Chaves, 4/2010). |
Ferrugem, foi inaugurada
em 1951. O soldado era de Catalão, GO, e foi
morto na 2a Guerra Mundial. O site da FEB dá o nome
como sendo Aldemar. As modificações das
linhas na região de Goiandira acabaram por fazê-la
ficar fora da linha, sem trilhos, hoje. Em 31 de março
de 1980, o trecho Araguari-Goiandira, na variante Araguari-Pires
do Rio, foi entregue pela 1a Companhia de Construção
do Batalhão
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Ferroviário Mauá à RFFSA
e a estação foi fechada. Fora e longe da variante, seus
trilhos foram retirados. A estação foi demolida.
Coordenadas: 18°12'5.28"S 48° 6'52.00"W
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Edmar César
Alves: Batalhão Mauá - Uma História de Grandes
Feitos, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
25.10.2011
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