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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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São Martinho
Abaíba
Recreio
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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E. F. Leopoldina (1875-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABAÍBA (antiga SANTA IZABEL)
Município de Leopoldina, MG
Linha do Centro - km 299,667 (1960)   MG-1528
Altitude: 220 m   Inauguração: 05.1875
Uso atual: oficina de costura (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: O trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina. O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande, e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba). Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha Três Rios-Caratinga. A partir daí, com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo. A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina. Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA; hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros que por ali passavam já não existem desde os anos 1970.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Santa Izabel foi aberta em 1874. Outras
fontes dão a data de 1875.

A fazenda Abaíba foi construída por João Monteiro Lobato Galvão de São Martinho na segunda metade do século XIX.

Mais tarde foi adquirida por Antônio Monteiro Ribeiro Junqueira, que também acabou comprando a fazenda Nova Santa Isabel de seu tio Lobato em 1906.

O nome original da estação veio desta última fazenda, e o novo nome, dado à estação nos anos 1940, referia-se à fazenda maior, que havia anexado a Santa Isabel.

Em 2012, uma placa no prédio dizia que ele estava sendo utilizado como oficina de costura. Porém, era domingo, e o prédio estava fechado.

A linha que passa por Abaíba ainda foi utilizada pelo trem de bauxita da Ferrovia
Centro-Atlântica, concessionária da linha, entre as estações de Barão de Camargos, MG, e de Barão de Angra, RJ, até 31/7/2015, quando este trem foi desativado.


1876
AO LADO: Selo do Império carimbado na estação de Santa Izabel, em 1876. "A Estação de Santa Izabel, atual Abaíba, pertencente á Estrada de Ferro Leopoldina foi criada em 9/11/1875 e permutava malas postais diariamente com o Rio de Janeiro. A mala seguia pela Linha do Centro da E. F. Leopoldina até Porto Novo do Cunha, quando passava a ser transportada pela E. F. Central do Brasil, inicialmente através do ramal de Porto Novo e em seguida através da Linha do Centro" (Reprodução e texto: Marcio Protzner, 02/2009).


ACIMA: Acidente próximo à estação de Santa Isabel em 1935 (Correio de S. Paulo, 25/5/1935).

(ACIMA: A estação de Santa Isabel, sem data (Acervo do DNIT).

Fontes
: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Jorge A. Ferreira; Ricardo Quinteiro de Mattos; Gutierrez L. Coelho; Wanderley Duck; Marcio
Protzner; Gilson Costa; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

     

A estação de Abaíba em 1958. Foto IBGE

A estação em 2003. Acervo Wanderley Duck

A estação de Abaíba em 2007. Foto Ricardo Quintero de Mattos

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho

A estação em 30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht
     
Atualização: 30.08.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.