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E. F. Leopoldina
(1875-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ABAÍBA
(antiga SANTA IZABEL)
Município de Leopoldina, MG |
Linha do Centro - km 299,667 (1960) |
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MG-1528 |
Altitude: 220 m |
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Inauguração: 05.1875 |
Uso atual: oficina de costura (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
trecho entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da
EFCB em 1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1975, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela RFFSA;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Izabel foi aberta em 1874. Outras
fontes dão a data de 1875.
A fazenda Abaíba foi construída por João Monteiro
Lobato Galvão de São Martinho na segunda metade do século
XIX.
Mais tarde foi adquirida por Antônio Monteiro Ribeiro Junqueira,
que também acabou comprando a fazenda Nova Santa Isabel
de seu tio Lobato em 1906.
O nome original da estação veio desta última
fazenda, e o novo nome, dado à estação nos anos
1940, referia-se à fazenda maior, que havia anexado a Santa
Isabel.
Em 2012, uma placa no prédio dizia que ele estava sendo utilizado
como oficina de costura. Porém, era domingo, e o prédio
estava fechado.
A linha que passa por Abaíba ainda foi utilizada pelo
trem de bauxita da Ferrovia Centro-Atlântica,
concessionária da linha, entre as estações de
Barão de Camargos, MG, e de Barão de Angra, RJ, até
31/7/2015, quando este trem foi desativado.
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1876
AO LADO: Selo do Império carimbado na estação
de Santa Izabel, em 1876. "A Estação de Santa Izabel,
atual Abaíba, pertencente á Estrada de Ferro Leopoldina foi
criada em 9/11/1875 e permutava malas postais diariamente
com o Rio de Janeiro. A mala seguia pela Linha do Centro da
E. F. Leopoldina até Porto Novo do Cunha, quando passava a
ser transportada pela E. F. Central do Brasil, inicialmente
através do ramal de Porto Novo e em seguida através da Linha
do Centro" (Reprodução e texto: Marcio
Protzner, 02/2009).
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ACIMA: Acidente próximo à estação de Santa Isabel em 1935 (Correio de S. Paulo, 25/5/1935).
(ACIMA: A estação de Santa Isabel, sem data (Acervo do DNIT).
Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Jorge A. Ferreira; Ricardo Quinteiro de Mattos; Gutierrez
L. Coelho; Wanderley Duck; Marcio Protzner;
Gilson Costa; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro
do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação de Abaíba em 1958. Foto IBGE |
A estação em 2003. Acervo Wanderley Duck |
A estação de Abaíba em 2007. Foto Ricardo
Quintero de Mattos |
A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 01/2008. Foto Gutierrez L. Coelho
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A estação em 30/9/2012. Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
30.08.2023
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