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E. F. Leopoldina
(1879-1975)
RFFSA (1975-1996) |
DONA
EUZÉBIA
(antiga SANTA EUZEBIA)
Município de Astolfo Dutra, MG (?-1938)
Município de Dona Euzébia, MG (1938-) |
Linha do Centro - km 371,088 (1960) |
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MG-1167 |
Altitude: 321 m |
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Inauguração: 23.04.1879 |
Uso atual: centro cultural (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O trecho
entre Porto Novo do Cunha, ponta do ramal de Porto Novo da EFCB em
1871, e a cidade de Ubá foi a própria origem da E. F. Leopoldina.
O primeiro trecho foi aberto em 1874, de Porto Novo a Volta Grande,
e no ano seguinte os trilhos já chegavam a Santa Izabel (Abaíba).
Em 1879, a estrada já atingia Ubá, passando por Cataguazes, e tendo
um ramal para a cidade de Leopoldina, esta sim, a origem do nome da
ferrovia. Em Ubá, a linha do Centro se juntava com a linha
Três Rios-Caratinga. A partir daí,
com a compra de outras ferrovias e diversos prolongamentos em várias
linhas, a Leopoldina se desenvolveu até ter uma das maiores malhas
ferroviárias do País, entrando pelo Estado do Rio de Janeiro, atingindo
a então capital federal e também chegando a Vitória, no Espírito Santo.
A linha-mestra foi chamada de Linha do Centro e vinha da cidade do
Rio de Janeiro por Petrópolis, e mais tarde pela Linha Auxiliar da
EFCB, que nos anos 60 acabou por ser incorporada à rede da Leopoldina.
Em 1971, a Leopoldina desapareceu, incorporada de vez pela Refesa;
hoje mais da metade da sua antiga malha viária está desativada. A
Linha do Centro somente tem em atividade real para cargueiros basicamente
o trecho entre Cataguazes e Porto Novo, enquanto que os trens de passageiros
que por ali passavam já não existem desde os anos 1970. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Dona Euzebia foi inaugurada em 1879 pela
E. F. Leopoldina. Há fontes que citam a data de inauguração
da estação como tendo sido em 28/02/1880.
A estação teria sido chamada de
Santa Eusébia e não Dona Eusébia nos primeiros anos, entre 1879 e 1885. Publicações em pelo menos três jornais da região, entre 1879 e 1882, citam o nome da estação como sendo Santa Euzebia e carimbos em selos da época também se referem ao antigo nome. O nome da estação já aparece como Dona Euzebia em 1886. Há carimbos posteriores que já citam a estação como Dona Eusebia, como o que pode ser visto no caixa mais abaixo nesta página.
Nos anos 1950 Dona Eusebia ainda era um bairro de Astolfo Dutra.
Os nomes desta
estação e a de Astolfo Dutra têm uma história
bastante confusa e a situação pode ser explicada pelas
seguintes lei e decreto-lei: "Lei n. 843, de 07.12.1923 -
Criou o distrito de Astolfo Dutra, no município de Cataguases, com
sede no povoado de Dona Euzébia, antes pertencente ao distrito de
Cataguarino, no mesmo município. A nova denominação não agradou aos
moradores
e o antigo nome foi restaurado quinze anos
depois. Decreto-Lei nº 148, de 17.12.1938 - Criou o município
de Astolfo Dutra, com sede no antigo distrito de Santo Antonio do
Porto, e anexou-lhe o distrito de Dona Euzébia, cujo nome foi restaurado
por este mesmo decreto, tendo sido os dois distritos desmembrados
do município de Cataguases
(enviado por
Joana Capella em 14/8/2011)".
O prédio
estava em pé em 2011, em bom estado, e sendo utilizado
então como centro cultural e para atividades de lazer da terceira
idade.
Descaso total
por uma linha que oficialmente está concessionada à
FCA desde 1996: "Em
Dona Euzébia, distante cerca de 15 quilômetros, uma placa colocada
recentemente pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) alerta sobre a proibição
de se construir sobre os trilhos da ferrovia, mas a prefeitura ergueu
uma praça sobre a Linha Mineira e se prepara para fazer um calçamento
ao longo da ferrovia"
(Ricardo
Beghini, jornal Hoje em Dia, 26/8/2011).
1879 -
AO LADO: Carimbo postal da estação, com o nome de Santa Euzebia (reprodução do selo: Fabio Monteiro).
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1885
AO LADO: Carimbo postal da estação, com o nome de Santa Euzebia (reprodução do selo: Fabio Monteiro). |
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século XIX
AO LADO: Carimbo postal da estação, sem datador. O selo
circulou no final do século XIX ao início do século
XX. A agência postal foi criada em 15/07/1881. A mala postal
expedida pela Administração Postal Federal (Rio de Janeiro),
que englobava a mala da Administração Regional, nessa época
Ouro Preto, seguia pela E. F. Central do Brasil até Entre
Rios, em seguida pelo Ramal de Porto Novo até Porto Novo do
Cunha. A partir daí, pela E. F. Leopoldina – Linha do Centro
- até D. Eusébia. A permuta das malas era diária. D. Eusébia
pertencia ao município de Cataguazes. O nome é em homenagem
da E. F. Leopoldina à Sra. Eusébia Joaquina de São José, esposa
do fazendeiro, Sr. Domingos José de Souza Lima, que criou
facilidades para a chegada da estrada de ferro. A localidade
se desenvolveu ao lado da estação, em função desta (Texto
e reprodução do selo: Marcio Protzner).
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ACIMA: O então ainda bairro de Dona Eusebia, em foto de cerca de 1955. A estação poderia ser vista nesta fotografia? (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vol. XXIV, 1959, p. 118).
(Fontes:
Jorge A. Ferreira; Gutierrez L. Coelho; Maria Imaculada Ribeiro; Hugo
Caramuru; Marcio Protzner; Ricardo Beghini; Jornais: A Atualidade, 1879; Gazeta de Noticias, 1882; O Pharol, 1882; Hoje em Dia, 2011; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação de Dona Eusébia ainda em atividade,
em 1989. Autor desconhecido |
A estação, em 2001. Autor desconhecido |
A estação em 09/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 09/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 09/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 12/2004. Foto Gutierrez L. Coelho |
A estação em abril de 2008. Foto Marcio Protzner |
A estação em 14/5/2016. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
20.11.2022
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