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E. F. Leopoldina
(1886-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PIRAÚBA
Município de Piraúba, MG |
Linha de Caratinga - km 269,981 (1960) |
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MG-1816 |
Altitude: 339 m |
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Inauguração: 01.07.1886 |
Uso atual: almoxarifado municipal (2011) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: Na região
doada pelo português João Antonio de Lemos, proprietário
da fazenda Bom Jardim, em 1854, ergueu-se a cidade de Bom
Jardim.
No ano de 1886, inaugurou-se a estação
da Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação
de Guarani à de Ubá. O impulso foi grande.
Surgiram as primeiras casas construídas de acordo com o traçado
do engenheiro Nominato de Souza Lima. A abundância de caça
atraiu outras pessoas que ali fixaram residências.
O arraial
e a estação tomaram o nome de Piraúba.
O município surgiu em 1954.
Na linha que por ali passava, rodaram trens de passageiros até a primeira metade dos
anos 1970, e foi suprimida oficialmente somente em 1994, depois de anos
sem uso.
Em 2011 o prédio era utilizado pela Prefeitura Municipal
como almoxarifado.
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1891
AO LADO: Colonização em Piraúba (O Estado de S. Paulo, 16/04/1891). |
ACIMA:
Estação de Pírauba em 1989 (Foto Hugo Caramuru).
(Fontes: Guillermo Schwarzbach; Jorge A. Ferreira ;
Hugo Caramuru. Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1957; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-82) |
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Em baixo na foto, o pátio da estação lotado
de trens em 1956. Foto da Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, vol. XXVI, IBGE, 1957 |
A estação desativada, em 07/2001. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação desativada em 12/2002. Foto Jorge A.
Ferreira |
A estação em 2006. Autor desconhecido |
A estação em 2006. Autor desconhecido |
A estação em 2006. Autor desconhecido |
A estação em 2006. Foto Guillermo Schwarzbach |
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Atualização:
03.05.2020
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