|
|
Cia. União
Mineira (1883-1884)
E. F. Leopoldina (1884-1975)
RFFSA (1975-1994) |
GUARANI
Município de Guarani, MG |
Linha de Caratinga - km 252,984 (1960) |
|
MG-1794 |
Altitude: 400 m |
|
Inauguração: 15.06.1883 |
Uso atual: estação rodoviária
(2011) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Este trecho
da Leopoldina na verdade era uma junção de várias linhas isoladas
originalmente, construídas em épocas diferentes. O trecho entre Entre
Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em 1903 e 1904; o seguinte,
até a estação de Guarani, ficou pronto em 1883 e havia sido construído
e operado pela Cia. União Mineira, até a entrega à Leopoldina, em
1884; o trecho entre esse ponto e Ligação ficou pronto em 1886, enduanto
daí para a frente, até Ponte Nova, foi entregue entre os anos de 1879
e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se a linha até Matipoó (Raul Soares)
e finalmente, em 1931, a linha chegou a Caratinga, de onde não passou.
Havia um trem de Barão de Mauá, no centro do Rio de Janeiro, para
Caratinga, via Petrópolis, todos os dias, desde que a linha completa
foi entregue, em 1931. Sem trens de passageiros desde os anos 80 (em
1980 ainda existiam trtens mistos fazendo o serviço de passageiros
entre Ubá e Caratinga, vindo de Recreio, na antiga linha-tronco
da EFL), a linha foi erradicada em 1994 nos
trechos Três Rios-Ligação e Ponte Nova-Caratinga; o trecho intermediário
consta até hoje como tendo "tráfego suspenso". |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Guarani foi inaugurada em 1883 pela Cia. União Mineira,
e incorporada, com a linha, pela E. F. Leopoldina em 1884. Ela fazia
parte originalmente do ramal de Serraria, desativado em 1904
e com esse trecho da linha incorporado à linha Três Rios-Ubá.
Foi ponta de linha de 1883 a 1886,
quando se abriu o prolongamento da linha para Piraúba e Ubá.
A partir de 1886, dessa estação
saía o ramal do Pomba, ou de Rio Pomba, suprimido
em 01/05/1965.
No final dos anos 1930 a estação sofreu
reformas e passou a ser considerada de primeira classe (Noite Ilustrada,
29/1/1943).
Na linha que passava por Guarani rodaram trens
de passageiros até a primeira metade dos anos 1970 e foram suprimidos
oficialmente somente em 1994, depois de anos sem uso.
Em 2011 a ex-estação funcionava
como estação rodoviária.
ACIMA: Na estação de Guarani, os "bons
tempos" em 1908 (Autor desconhecido - extraída do livro
"Çiana - A saga de um desbravador da Zona da Mata de Minas",
de Romildo Dias Moreira, 2003).
ACIMA: A ponte em duas épocas (datas ignoradas e autores desconhecidos).
ACIMA: Pavoroso desastre entre as estações de Guarani
e de Tupi em 1927 - CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER A REPORTAGEM INTEIRA (Revista da Semana, 15/1/1927).
ACIMA: À esquerda, o comboio
ferroviário da Leopoldina passa pela cidade de Guarani em 1954 (Autores e edição na fotografia).
ACIMA: Estação de Guarani em abril de 2019 (Autor: Leandro D'Ornellas).
(Fontes: Jorge A. Ferreira; Marcelo Lordeiro; Revista
da Semana, 1927; Cyro Deocleciano Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Noite Ilustrada, 1943; Edmundo
Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina Railway, 1938; Romildo
Dias Moreira: Çiana - A saga de um desbravador da Zona
da Mata de Minas, 2003; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1982) |
|
|
|
A estação, foto sem data. Autor desconhecido |
A estação: foto sem data. Acervo Marcelo Lordeiro |
A estação de Guarani em 2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação de Guarani em 2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação desativada em 2001. Autor desconhecido |
A antiga estação em 4/2011. Foto Pedro Leal Dutra |
|
A estação em
14/5/2016. Foto
Fernando Marietan |
|
|
|
|
|
Atualização:
21.08.2020
|
|