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E.
F. Leopoldina (1886-1975)
RFFSA (1975-1994) |
TOCANTINS Município
de Tocantins, MG |
Linha de
Caratinga - km 286,287 (1960) |
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MG-0398 |
Altitude: - |
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Inauguração: 01.07.1886 |
Uso atual: moradia |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: Este trecho da Leopoldina na verdade era uma junção de várias
linhas isoladas originalmente, construídas em épocas diferentes. O
trecho entre Entre Rios (Três Rios) e Silveira Lobo foi aberto em
1903 e 1904; o seguinte, até a estação de Guarani, ficou pronto em
1883 e havia sido construído e operado pela Cia. União Mineira, até
a entrega à Leopoldina, em 1884; o trecho entre esse ponto e Ligação
ficou pronto em 1886, enduanto daí para a frente, até Ponte Nova,
foi entregue entre os anos de 1879 e 1886. Entre 1912 e 1926, entregou-se
a linha até Matipoó (Raul Soares) e finalmente, em 1931, a linha chegou
a Caratinga, de onde não passou. Havia um trem de Barão de Mauá, no
centro do Rio de Janeiro, para Caratinga, via Petrópolis, todos os
dias, desde que a linha completa foi entregue, em 1931. Sem trens
de passageiros desde os anos 1980 (em 1980 ainda existiam trens mistos
fazendo o serviço de passageiros entre Ubá e Caratinga,
vindo de Recreio, na antiga linha-tronco da EFL),
a linha foi erradicada em 1994 nos trechos Três Rios-Ligação e Ponte
Nova-Caratinga; o trecho intermediário consta até hoje como tendo
"tráfego suspenso". |
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A ESTAÇÃO: A estação de Tocantins foi inaugurada em 1886
pela E. F. Leopoldina, no prolongamento da linha que uniria a estação
de Guarani à de Ubá.
Tocantins passou a ser município em 1949.
Cena de 1957: "Na foto ao pé da página, tirada em 1957, aparece no
desvio o trem misto com a locomotiva 32, então sediada no depósito
de Bicas. Nessa foto eu estava aguardando o outro trem, o expresso
prefixo 22 de Ponte Nova a Barão de Mauá" (Milton
Rodrigues Palhares, em 2009).
Na linha que passava
por Tocantins rodaram trens de passageiros até a primeira
metade dos anos 1970 e foi suprimida oficialmente somente em 1994,
depois de anos sem uso.
Em 2009, o prédio vinha sendo utilizado
como moradia.
(Fontes: Jorge A. Ferreira, 2001; Milton R. Palhares, 2009; Gutierrez
L. Coelho, 2004; Edmundo Siqueira: Resumo Histórico da Leopoldina
Railway, 1938; Cyro Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de
Ferro do Brasil, 1886; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A estação de Tocantins e a velha locomotiva, em
1957. Acervo Milton Palhares |
A estação em 2001. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação de Tocantins, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação de Tocantins, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
A estação de Tocantins, em 01/2004. Foto Gutierrez
L. Coelho |
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Atualização:
21.11.2022
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